A equipe da Abada Capoeira fez sua terceira confraternização anual de fim de ano
Download
A Abada Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira)em Cataguases realizou no último dia 23 de dezembro, no Sítio do Riguete, sua festa de confraternização de final de ano. A iniciativa foi de seus graduados, os instrutores Tico Preto e Chinês, e reuniu seus alunos dos bairros Thomé, São Diniz, Beira Rio e Taquara Preta, além dos que frequentam a academia e seus familiares.
"Foi uma festa que teve como objetivo a interação entre alunos e professores, tudo com muita música, piscina, futebol, recreação variada e, claro, um churrasco caprichado", contou Tico Preto, um dos maiores entusiastas da arte Capoeira na região. Já para seu colega de trabalho e parceiro, Chinês, a confraternização foi "um excelente momento para aproximar ainda mais os alunos e instrutores". Ele lembra que esta foi a terceira confraternização anual da Abada "e tanto os alunos quanto seus familiares gostam muito deste momento de descontração e alegria", frisou.
Um pouco de história A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro, considerados berços desta expressão cultural. Em novembro último a Roda de Capoeira recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE