Tarcísio Henriques será o grande homenageados esta noite na Câmara Municipal
Download
A Câmara Municipal de Cataguases realiza, logo mais, às 19 horas, desta terça-feira, 23 de dezembro, sua última sessão ordinária deste ano sob a presidência do vereador Fernando Pacheco Fialho que, no proximo dia 1º de janeiro, passa o cargo para seu sucessor, vereador Antônio Batista Pereira, o "Beleza". A reunião, na prática, será de homenagens, no clima festivo do final de ano e terá como ponto alto a entrega da Comenda Municipal "Guido Thomaz Marlière" ao ex-prefeito Tarcísio Henriques, por seu trabalho a favor do desenvolvimento de Cataguases.
Segundo revelou o presidente daquela Casa, Fernando Pacheco, "faremos esta homenagem ao doutor Tarcísio por tudo o que realizou ao longo de sua vida pública. Nós, vereadores, consideramos justa e merecida esta homenagem a quem dedicou toda a sua vida a trabalhar pelo desenvolvimento de Cataguases", destacou. Além disso, disse o presidente do Legislativo municipal, "faremos um fechamento do ano legislativo destacando o que pudemos realizar e também agradecendo a todos que estiveram conosco e nos ajudaram nesta caminhada".
Tarcísio Henriques, o homenageado da noite, começou sua carreira na política como vereador. Foi vice-prefeito, prefeito por dois mandatos, deputado estadual também por dois mandatos e Secretário de Estado da Justiça de Minas Gerais no governo de Eduardo Azeredo. Antes, exerceu o cargo de sub-secretário da Casa Civil no governo Hélio Garcia. Seu primeiro mandato como prefeito (1983-1988) foi considerado o mais profícuo da história de Cataguases. À época, Tarcísio fez mudanças estruturais no município, construiu praças, calçou ruas, abriu escolas municipais e postos de saúde em diversos bairros, entre outras ações.
Como Deputado Estadual lutou pelo desenvolvimento da Zona da Mata, que naquela época, começava a sentir a ausência de investimentos necessários ao seu desenvolvimento. Voz única naquele parlamento, viu quase todas as suas iniciativas paralisadas na burocracia da Assembleia Legislativa. Com a vitória de Eduardo Azeredo, Tarcísio assume a Pasta da Justiça, e realiza uma obra muito contestada à época e hoje considerada essencial: a construção do presídio na cidade, além de adotar outras medidas de segurança em nível estadual até hoje em vigor. Na foto ao lado Fernando Pacheco, atual presidente do Legislativo Municipal, vai presidir sua última sessão esta noite.
Com quase 80 anos de idade, Tarcísio criou a Comenda Guido Thomaz Marlière em seu segundo mandato de prefeito, (2005-08) para ser entregue somente à personalidades que com seu trabalho tenham contribuído de forma efetiva para o crescimento de Cataguases. Por decisão unânime dos vereadores, Tarcísio Henriques vai receber a honraria que ele mesmo criou, em uma justa e merecida homenagem pelos seus mais de cinquenta anos de vida pública dedicadas a Cataguases.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE