Em 22/12/2014 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Alunos do CEFET se mobilizam para que Prefeitura mantenha o transporte até Leopoldina

A Câmara foi tomada por estudantes e seus familiares que desejam continuar recebendo transporte gratuito

A Câmara foi tomada por estudantes e seus familiares que desejam continuar recebendo transporte gratuito

Download
Na tarde desta segunda-feira, 22 de dezembro, dezenas de alunos que residem em Cataguases e estudam no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) campus Leopoldina participaram de reunião com conselheiros de Educação de Cataguases e representantes do Executivo Municipal, para esclarecer a notícia que receberam sobre supostos cortes no transporte escolar que até agora vem sendo oferecido a eles pela Prefeitura Municipal. 

imageJunto com os estudantes, compareceram ao evento pais e mães, além de ex-alunos daquela instituição federal de ensino. Insatisfeitos com a informação inicial, alguns colaram cartazes de reivindicações na fachada e na galeria da Câmara Municipal de Cataguases, onde aconteceu a reunião que foi convocada pelo Conselho Municipal de Educação.

A notícia do corte surgiu depois que a Secretaria Municipal de Educação solicitou ao Conselho Municipal de Educação que apreciasse a transferência das responsabilidades desse transporte escolar para a Secretaria de Assistência Social, que iria, através de cadastro, estabelecer critérios de renda para conceder aos alunos a oportunidade do transporte ofertado gratuitamente.

Essa informação, porém, foi desmentida por Alex Carvalho, assessor do prefeito Cesinha Samor, que se pronunciou afirmando não haverá cortes em 2015. "A Prefeitura não vai cortar o transporte (...) nós queremos conhecer vocês", destacou Alex, lembrando que a Secretaria de Educação não tem condições de fazer esses cadastros e, por isso, a intenção é repassar a função à Secretaria de Assistência Social. O assessor também revelou que atualmente 155 alunos são transportados de Cataguases para o CEFET, em 5 ônibus custeados com recursos próprios da Prefeitura Municipal.

imageDe acordo com o estudante Allan Matos, se os ônibus fornecidos pela Prefeitura forem cortados, vai ficar complicado estudar no CEFET para quem reside em Cataguases. Além dos custos com o transporte, o aluno também destacou os transtornos que a medida causaria em relação aos horários dos estudantes. Outros diversos participantes da reunião também se pronunciaram, solicitando que os ônibus continuem sendo ofertados aos alunos que, conforme ressaltou a mãe Alessandra do Carmo, "estudam muito" e "querem ter um futuro melhor".

Conselheiros municipais de Educação também falaram, assim como alguns vereadores que estiveram presentes ao momento. Maurício Rufino, vereador representante do Legislativo no Conselho, foi quem sugeriu levar o assunto até os próprios alunos, propiciando a realização da reunião. Ao fim das discussões, foi colocada em votação a proposta de o cadastro dos estudantes ser realizado pela Secretaria de Educação, juntamente com uma comissão de alunos e pais.
 
imageA maior parte dos conselheiros aprovou dessa forma, mas, segundo apurou a reportagem do Site do Marcelo Lopes, essa decisão servirá apenas para formulação de parecer. De acordo com o vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Cataguases, Ivan Luiz Rosa, quem decide a questão é o Executivo. Alguns conselheiros e alunos reiteraram que a informação repassada anteriormente foi que os cortes no transporte seriam realizados para reduzir custos, mas, segundo eles, com a pressão estudantil, o discurso foi mudado. A secretária Municipal de Educação se posicionou a favor de que o cadastro seja responsabilidade da Assistência Social. (Fotos de Paulo Victor Rocha)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: CEFET, alunos, transporte, ônibus, Leopoldina





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: