Uma equipe de profissionais trabalha na instalação dos novos semáforos
Download
Os cruzamentos da Avenida Astolfo Dutra com as ruas Coronel João Duarte (Calçadão) e Nogueira Neves, e em frente à agência da Caixa Econômica Federal, no Centro de Cataguases, terão novamente seus conjuntos de semáforos funcionando, graças à doação feita pela empresa Energisa. Os equipamentos serão mais modernos e proporcionarão maior flexibilidade de operação, economia de energia e melhor visibilidade dos sinais.
As obras de substituição dos equipamentos antigos estão em andamento e a previsão é que, até sexta-feira (19), aquele sistema de sinalização semafórica esteja pronto, conforme informa a assessoria de comunicação da Energisa, lembrando que novas lâmpadas de LED substituirão as obsoletas lâmpadas incandescentes até então utilizadas, resultando em uma economia energética de 90% em relação aos semáforos antigos, o que equivale ao consumo anual de 12 residências.
"Esta também é mais uma ação de combate ao desperdício de energia elétrica e de melhoria da eficiência energética dos equipamentos, parte integrante do programa de Eficiência Energética da Energisa, realizado dentro das diretrizes da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica)", ressalta a assessoria de comunicação da Energisa, lembrando ainda que "após as obras, a Energisa fará o descarte correto das lâmpadas incandescentes e dos demais resíduos, além de acompanhar os resultados para comprovar a viabilidade do projeto".
Na segunda-feira, 15, representantes da Catrans, da Energisa e da São Matheus Serviços LTDA reuniram-se para as últimas deliberações antes do início das obras de substituição dos semáforos. Além da empresa São Matheus, também está executando os serviços a Garra Traffic, ambas terceirizadas. De acordo com o coordenador da Catrans Hélio de Andrade, a reativação desse conjunto de semáforos é importante para a organização do trânsito de veículos e pedestres no local que é talvez o mais movimentado da cidade.
Hélio ressaltou que a Catrans, por meio de recursos próprios da Prefeitura Municipal, aproveita para realizar reforma na parte estrutural daqueles semáforos, com pinturas e acabamentos. Após as obras de substituição das lâmpadas, a responsabilidade daqueles sinais será diretamente do Município, segundo revelou o coordenador, lembrando que o funcionário Rogério Werneck passa por capacitação para se tornar o responsável pela operação e fiscalização dos novos semáforos. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE