O clima era de festa na formatura do PROERD em Cataguases
Download
Na noite dessa terça-feira, 9 de dezembro, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), desenvolvido pela Polícia Militar, formou 430 alunos das Escolas Estaduais Guido Marlière, Coronel Vieira e Dr. Norberto Custódio, em Cataguases. O evento foi realizado na quadra do Clube do Remo, onde os estudantes compareceram acompanhados de seus padrinhos, madrinhas e familiares.
A mesa solene foi composta por autoridades militares e civis, dentre as quais o Tenente Coronel Ranieri Marcio da Cruz (comandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Leopoldina), o Major Fernando Machado Miranda (comandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar de Cataguases), o 1º Tenente André Carvalho da Silva (subcomandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar de Cataguases), o Subtenente do Exército Brasileiro Geovane Fábio de Lucena, o paraninfo Maurício José Machado Pirozzi, Juiz de Direito da Comarca de Cataguases, o Chefe de Gabinete Tomás Gomes da Silva, representando o prefeito de Cataguases, o prefeito de Miraí, José Ronaldo Milani e a presidente do Rotary Clube de Cataguases Renata Portela Valverde, entre outros.
Em clima de alegria e diversão, a cerimônia foi apresentada pelo cabo Wanderson Henrique e contou com a presença de Darem, leão mascote do PROERD, que veio de Belo Horizonte para animar ainda mais o evento que teve como ponto alto o juramento dos formandos de "ficar longe das drogas e da violência". Na formatura, também houve diversas apresentações musicais e danças feitas por alunos, grupo da Assembleia de Deus e Amigos do PROERD de Miraí e Santana de Cataguases. Dialogando com a proposta do projeto, uma das canções apresentadas foi "É preciso saber viver" e, no momento, o Tenente Coronel Ranieri também cantou para os alunos vibrantes. Na festividade, houve ainda premiação das melhores redações escritas pelos estudantes.
De acordo com o coordenador do PROERD, sargento Charles Henrique Coelho, esse programa de prevenção é um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a escola e a família. "Ao longo das aulas, os estudantes fizeram as 10 lições que abordaram o álcool, os inalantes, a droga, a maconha, o cigarro e as pressões que eles podem sofrer com os colegas", destacou Charles Coelho, lembrando que o programa é 100% lúdico e, em Cataguases, é desenvolvido desde 2003.
O sargento também ressaltou que o PROERD abarca alunos do 5º ano, porque é nessa fase da pré-adolescência que eles estão mais vulneráveis às drogas e à violência. Além do trabalho dos professores, comunidade e Polícia Militar, o coordenador do programa destacou que os pais devem ser presentes na vida dos filhos e saber aonde estão e o que estão fazendo. "Para que o mal vença, basta que os bons cruzem os braços e, se o pai e a mãe desistirem dos filhos, com certeza é todo o incentivo que um traficante de drogas precisa", finalizou Charles Coelho. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
Veja mais fotos da formatura na galeria abaixo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE