A campanha de vacinação foi prorrogada porque a meta de cobertura ainda não foi alcançada
Download
A Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo foi prorrogada até sexta-feira, 12 de dezembro, porque a meta nacional de cobertura vacinal ainda não foi alcançada. Em Cataguases, os números também estão abaixo da expectativa e, conforme destaca a coordenadora municipal de Imunização, Sirlane Garcia Cardoso, é preciso que os responsáveis pelas crianças ainda não vacinadas levem-nas à Policlínica Municipal ou ao posto de saúde mais próximo de casa, tendo em mãos a carteira de vacinação.
De acordo com Sirlane, as crianças com idade de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber a VIP (Vacina Inativada Poliomielite) que protege contra a doença popularmente conhecida como paralisia infantil. Já a tríplice viral, segundo a coordenadora, deve ser ministrada nas crianças de 1 a 5 anos incompletos, para imunizá-las contra o sarampo, a rubéola e a caxumba.
Até a tarde de quarta-feira, 12, em Cataguases, 3.121 crianças foram vacinadas contra a poliomielite, o que equivale a 86,74% da cobertura preconizada para o município. Contra o sarampo, receberam a dose 2.742 crianças, ou 86,23% do total estimado. A meta é imunizar pelo menos 95% do público-alvo. Veja abaixo informações sobre a poliomielite e o sarampo, disponíveis no portal do Ministério da Saúde.
POLIOMIELITE – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.
Embora, atualmente, o Brasil esteja livre da paralisia infantil, é fundamental a continuidade das campanhas de vacinação, para evitar a reintrodução do vírus no país. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 países registraram casos de poliomielite em 2013 e 2014, sendo que três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).
SARAMPO – O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção também é por meio da vacina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE