Maria Ângela, em primeiro plano, sendo ouvida atentamente pelo presidente da Casa, Fernando Pacheco
Download
A sessão ordinária desta terça-feira, 2 de dezembro, da Câmara Municipal de Cataguases, tinha todos os ingredientes para ser uma das mais demoradas. Afinal, seria lido o relatório final da Comissão Especial de Inquérito do Fundeb (CEI do Fundeb), haveria a votação da Lei Orçamentária Anual, além da apreciação dos pareceres do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais das Contas dos prefeitos Maria Lúcia Mendonça e Willian Lobo de Almeida. Mas foi uma das mais rápidas do ano, para surpresa até mesmo dos próprios vereadores.
A médica Maria Ângela Girardi, convidada pela Mesa Diretora da Casa, fez a divulgação do livro escrito pelo historiador Inácio Frade, "Nos Domínios de Hipócrates - A SMCC e o campo médico cataguasense" contando a história da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases. A obra contou com o apoio da Unimed e do Hospital de Cataguases e resgata o início da atividade médica em Cataguases de forma sistêmica, além da criação da própria SMCC e da Urezoma - União das Regionais da Zona da Mata, que, conforme contou Maria Ângela, "é uma iniciativa que hoje é copiada em outras regiões".
A leitura do Relatório final da CEI do Fundeb foi a única atividade que foi concretizada na sessão. Como os caminhos do Legislativo são imprevisíveis e dependem de vontade e das circunstâncias políticas, os vereadores decidiram não votar o Orçamento de 2015, adiando esta decisão - que vai consumir duas sessões - para a próxima semana. Também não votaram o parecer sobre as contas da ex-prefeita Maria Lúcia, atendendo pedido da advogada dela, Laura Rossi de Oliveira, que está às voltas com problemas de saúde com o marido. Já as contas do ex-prefeito Willian Lobo, o vereador Paulo Aritana, pediu vistas e sua votação também ficou para a próxima terça-feira.
Os vereadores também aprovaram um decreto legislativo, por unanimidade, concedendo a Comenda Guido Thomaz Marliére ao ex-prefeito, ex-deputado estadual e ex-secretário de estado de Justiça, Tarcísio Henriques, por seu trabalho prestado ao município. Também aprovaram dois projetos de Resolução também oriundos do Legislativo que antecipa a eleição da Mesa Diretora daquela Casa para o biênio 2015-16 para o dia 16 de dezembro próximo e outro que limita em dois o número de concessão de moções por vereador em cada sessão, além de normatizar os apartes durantes as sessões. Logo depois, o presidente, vereador Fernando Pacheco, encerrou a reunião ordinária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE