Em 29/11/2014 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Polícia Militar lança Operação Natalina e dá dicas de segurança para o período

Um grupamento de policiais estiveram nesta manhã na Praça Chácara Dona Catarina lançando a Operação Natalina

Um grupamento de policiais estiveram nesta manhã na Praça Chácara Dona Catarina lançando a Operação Natalina

Download
A 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases iniciou a "Operação Natalina", ação que ocorrerá até 31 de dezembro, objetivando reforçar o policiamento na cidade, especialmente nas áreas centrais, onde está situada grande parte do comércio. Com intuito de orientar a população (consumidores e comerciantes) sobre medidas de autoproteção nesse período, militares estiveram na Praça Chácara Dona Catarina, a partir das 9h deste sábado, 29, quando distribuíram panfletos contendo noções de cuidados a serem tomados para evitar práticas criminosas.

imageDe acordo com o Tenente Carvalho (foto ao lado), um dos coordenadores daquela iniciativa, a Operação Natalina é uma estratégia preventiva em decorrência do volume de compras e vendas que o natal proporciona. "Nessa ação, a Polícia Militar vai priorizar o Centro, mas o trabalho de patrulhamento nas outras regiões da cidade continuará normalmente", destacou o militar, lembrando que "a fiscalização de trânsito também continua".

Considerando que a intensa circulação de pessoas provavelmente implicará no aumento de veículos nas ruas, podem faltar vagas de estacionamento, o que acabará induzindo alguns condutores a estacionar em locais prioritários ou proibidos. Nesse sentido, é melhor evitar. Portanto, a orientação da PM é para que as pessoas deem preferência aos transportes coletivos ou transitem a pé, mas se isso não for possível, que elas deixem o veículo um pouco mais distante do Centro, para evitar transtornos. 

O Tenente Carvalho orienta que o condutor de um veículo, ao estacionar, deve dar preferência para locais iluminados e certificar-se de que o automóvel está trancado. Além disso, o policial destacou que não é aconselhável deixar embrulhos expostos no interior dos veículos. Em locais ermos ou em horas avançadas, auxiliar outros motoristas também pode ser perigoso, conforme revelou o Tenente, explicando que, se a pessoa estiver aparentemente acidentada, o ideal é avisar a PM.

Para os transeuntes, o Tenente Carvalho orientou evitar o porte de muitos pacotes ou sacolas de uma só vez e, se notarem que estão sendo seguidos, devem acionar a Polícia Militar imediatamente. Outra medida de proteção, segundo o policial, é não andar com grandes quantias em dinheiro e priorizar pagamentos com cartões e cheques. As bolsas com objetos pessoais de valor ou carteiras devem estar à frente do corpo e os esbarrões devem ser evitados. De acordo com o Tenente, comerciantes também devem ficar atentos. 

imageEm casos de furtos, roubos ou assaltos, independente da situação, a vítima não deve reagir, mas comunicar à Polícia Militar, repassando características que ajudem a localizar o criminoso. Antes de finalizar, o Tenente Carvalho explicou que, nessa época do ano, golpistas também atuam com mais frequência. "Cuidado com as pessoas que oferecem vantagens, mas pedem dinheiro ou informações pessoais em troca. Fique atento também a golpes por telefone e, sempre que necessário, comunique à Polícia Militar", finalizou o Tenente. 

A "Operação Natalina" é realizada não só em Cataguases, como em todo o Estado de Minas Gerais. Ao fim dela, começará a "Operação Férias Seguras" que se estenderá por todo o mês de janeiro, finalizou tenente André Carvalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: segurança, polícia, natal, compras, comércio





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: