Os vereadores homenagearam o farmacêutico Alceu Soares Barroso
Download
A Câmara Municipal de Cataguases realizou sua sessão ordinária na noite dessa terça-feira, 18, quando o plenário aprovou apenas o Projeto de Lei nº 62/2014, de autoria do vereador Aquiles Branco Ribeiro, que autoriza o prefeito municipal a denominar de Rua Stella Maria Abritta Alves a Rua Projetada 1, localizada no Bairro Bela Vista. As outras duas proposições de lei em pauta receberam pedidos de vista e deverão retornar ao debate só depois de pelo menos duas sessões.
Além dos trabalhos da Ordem do Dia, a reunião legislativa também contou com a entrega da Comenda do Mérito Comercial "Waldyr Alcântara de Mattos" ao farmacêutico Alceu Soares Barroso (foto acima) que esteve acompanhado de familiares e amigos no momento solene. O presidente da Mesa Diretora, Fernando Pacheco Fialho, juntamente com os demais vereadores da Casa, destacou que se sente honrado de prestar a homenagem ao farmacêutico Alceu, pela contribuição social que profissionalmente ele concedeu à população de Cataguases ao longo de vários anos.
O momento mais longo da sessão foi aquele em que o vereador Maurício do Vale Rufino reclamou contra o descumprimento do regimento interno, cometido pelo vereador Serafim Couto Spindola, na discussão do Veto ao Projeto de Lei nº 20/2014. Segundo Maurício, quando Serafim gritou, socou a mesa e proferiu provocações contra vereador, ele assumiu uma conduta que não é condizente com os princípios que regem a Câmara Municipal.
Por isso, e depois de muita discussão, o presidente Fernando Pacheco colocou em votação uma censura verbal ao vereador Serafim e o plenário, por dez votos a três, decidiu que a punição era indevida. Serafim ressaltou que, naquela ocasião, sua manifestação, feita "de uma forma mais aguerrida", não provocou nenhum tipo de falta de decoro. Ele discordou da atitude de Maurício Rufino, classificando-a como repressora.
Ao fim da reunião, o vereador Vinícius Machado levou ao Grande Expediente alguns problemas relacionados ao trânsito, rede de esgoto, transporte coletivo e segurança. Na Tribuna Livre, Vinícius lembrou um recente acidente ocorrido na Avenida Veríssimo Mendonça, no Bairro Beira Rio, onde a vítima sofreu graves lesões pelo corpo. O vereador pediu que a Catrans resolva a situação naquela via e, dando continuidade ao seu discurso, falou também sobre a falta de planejamento e ampliação de serviços públicos para atender a população do Bairro Taquara Preta e adjacentes.
Segundo Vinícius, depois que o Bairro São Marcos foi ocupado, a população daquela região convive com superlotação em diversos atendimentos públicos. Outro assunto tratado pelo vereador foi o crescente número de roubos e arrombamentos a comércios no Bairro Taquara Preta. Diante disso, Vinícius disse que ele, enquanto comerciante, também sofre com essa falta de segurança e destacou que sua loja já foi arrombada diversas vezes, inclusive no último fim de semana. O vereador pediu mais empenho da Polícia Militar não só naquele, como em todos os outros bairros da cidade. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE