Em 14/11/2014 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Audiência Pública para discutir o Orçamento de 2015 contou com apenas 6 vereadores

Além do reduzido número de vereadores, o público também não compareceu à Audiência

Além do reduzido número de vereadores, o público também não compareceu à Audiência

Download
A Câmara Municipal de Cataguases realizou audiência pública nessa quarta-feira, 12, a partir das 19 horas, para debater questões relacionadas ao Projeto de Lei nº 88/2014, de autoria do Executivo, que objetiva estimar a receita e fixar a despesa do Município de Cataguases para o exercício financeiro de 2015. Apenas seis vereadores compareceram à reunião que também não teve grande presença popular, mas contou com a participação do assessor especial do prefeito Cesinha Samor, Alex Carvalho da Silva, que fez uso da palavra para explicar alguns detalhes do assunto em discussão.

Antes, o presidente da Mesa Diretora, vereador Fernando Pacheco Fialho, ao abrir o evento, revelou que o momento é de início dos debates relacionados ao Projeto de Lei nº 88/2014 e "nada irá impedir que possamos marcar outras audiências públicas para dar continuidade a essas discussões", destacou o vereador, lembrando que o orçamento "não é peça de ficção", e sim "a ferramenta mais importante que tem na Prefeitura e na Câmara Municipal", porque sem ele não há controle nem diretriz e "o gestor não dá um passo na frente, porque ele não sabe se aquele passo é certo ou errado". 

Ao representar o Executivo, Alex contou que o orçamento para 2015 custará R$ 124 milhões, sendo 37% desse total destinado à Educação e 23% para a Saúde. Sobre a abertura de crédito suplementar (remanejamento de verbas), o assessor especial do prefeito disse que a proposta é aprovar um percentual de 35%, valor menor do que os 40% estipulado para o exercício de 2014.  Por esse motivo, o vereador Geraldo Majella Mazini parabenizou o Executivo, esperando que, no próximo ano, o total de remanejamentos de verbas seja ainda menor. 

imageOs vereadores João Manoelino da Silva Bolina (Joãozinho de Vista Alegre, foto ao lado), Walmir Linhares da Costa, Antônio Batista Pereira (Beleza) e Paulo Sérgio Ribeiro Ventura (Aritana) também marcaram presença no plenário,onde foram apresentadas propostas e indagações a respeito de repasse de verbas para os Conselhos dos Distritos, para o Hospital de Cataguases e para a manutenção das estradas rurais, entre outros tópicos. O vereador Joãozinho de Vista Alegre, por exemplo, sugeriu que o município adquira uma máquina patrola (motoniveladora), para poupar com pagamento de serviço terceirizado. 

O orçamento prevê o valor de R$ 420 mil para manutenção das estradas em 2015 e, segundo Alex, a aquisição da patrol é uma ideia excelente que pode se concretizar até mesmo sem custo para o município, uma vez que as cidades da região ganharam a máquina do governo estadual e, com a eleição de um governador da mesma base política do prefeito municipal, Cataguases também terá grandes chances de ser contemplada, lembrou o assessor de Cesinha. O vereador Beleza propôs que seja criada uma emenda parlamentar para que os vereadores possam destinar recurso a algumas prioridades do município e Alex destacou que essa é uma proposta boa para ser analisada. A audiência pública também contou com a participação do procurador da Câmara Municipal, José Henriques, que esclareceu dúvidas jurídicas. (Fotos: Paulo Victor Rocha)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: câmara, audiência, pública, vereador, orçamento





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: