Em 08/11/2014 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Capacitação aborda adolescentes usuários de drogas nas escolas

Diversas pessoas participaram da Capacitação realizada no auditório do Colégio Cataguases

Diversas pessoas participaram da Capacitação realizada no auditório do Colégio Cataguases

Download
O Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) de Cataguases realizou capacitação na tarde dessa sexta-feira, 07 de novembro, no auditório da Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto (Colégio Cataguases), onde compareceram professores, diretores, supervisores e outros profissionais da Educação, além de conselheiros do COMAD e demais pessoas interessadas em ouvir os palestrantes que falaram sobre assuntos relacionados a alunos usuários de drogas.

De acordo com o presidente do COMAD, José Otônio Sabino Silva, o objetivo do evento foi dar foco em questões que possam responder às situações que envolvem estudantes e drogas, especialmente na escola que é um ponto sensível da sociedade. Segundo Otônio, o apoio de todos é importante no combate à droga e, nesse sentido, o COMAD é fundamental, porque representa poder público e sociedade civil. 

"Toda a política antidroga parte de nós e só juntos conseguiremos vencer", destacou o presidente do Conselho, que compôs a mesa solene junto com Clara Alice Alves de Melo, representante da Comissão Organizadora do Evento, Simone Soares Salgado, representante da secretaria de Educação de Cataguases e o psicólogo Hugo de Souza Magalhães, palestrante convidado a falar sobre como lidar, nas escolas, com alunos usuários de drogas. 

Para Hugo, existe uma necessidade de levar aos estudantes informações mais coerentes em torno da abordagem, de modo a desmistificar expressões que comumente são ditas sobre o assunto. "Se droga fosse ruim ninguém usava. Droga é bom sim, no entanto, você, enquanto pessoa, corre o perigo de ter uma doença chamada compulsão, uma dependência química que desperta na primeira vez que você tem contato com o álcool ou com a droga", destacou o psicólogo, completando que é fundamental a realização de programas que consigam comunicar de forma vertical com os adolescentes.

imageO juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Cataguases, Maurício José Machado Pirozi (foto ao lado), também ministrou palestra na capacitação, abordando os direitos e deveres dos alunos usuários de drogas e dos professores ante o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Sobre isso, o magistrado disse que são poucos os artigos do ECA que tratam especificamente de crianças e jovens usuários de drogas, e destacou que o Estatuto prevê direitos, mas também deveres que jovens e crianças devem cumprir. "O aluno, em sala de aula, tem que reconhecer a autoridade do professor", ressaltou o juiz. 


image



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: comad, droga, escola, aluno





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: