A comissão avaliadora com os secretários municipais Luciana Moreira e Ângelo Cirino
Download
Esteve em Cataguases nesta quinta-feira, 30 de outubro, uma equipe de avaliação do Ministério da Educação (MEC) que veio dar continuidade ao processo de instalação do campus avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste-MG, recentemente aprovado. Eles foram recebidos pelos secretários municipais de Educação, Luciana Barbosa Moreira e o de Indústria, Comércio e Segurança, Ângelo Andrade Cirino, junto com o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Sudeste MG, Etienne Beirão Friedrich.
Os técnicos foram levados até o sítio do Idaic onde vai funcionar a nova unidade avançada do IF Sudeste Campus Cataguases para avaliarem sua adequação às normas e padrões do Ministério para a instalação de uma unidade da rede federal de escolas técnicas. Também foi feita avaliação preliminar das necessidades de reformas e algumas adequações, revelou Ângelo. Sobre eventuais obras no prédio, o secretário disse que "no estado em que o imóvel se encontra, o avaliador disse que não hpa necessidade de obras para o início das atividades", assegurou.
Ao final da visita, emitiram um parecer, "extremamente favorável", conforme informou Ângelo Cirino. Ele acrescentou que a "perspectiva é de ínicio das atividades nos primeiros meses de 2015". Para isso, porém, é aguardada a publicação pelo MEC de uma portaria (ainda sem data definida) designando as novas unidades da rede federal de Educação Tecnológica o que vai efetivar a instalação definitiva daquela unidade em Cataguases, ainda de acordo com o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Segurança.
A etapa seguinte, conforme informa Ângelo Cirino, será a realização de concurso público para contratação de professores e funcionários do corpo técnico-administrativo. Somente após a conclusão desta etapa é que poderá ser marcado o primeiro vestibular, informou o Secretário. Os cursos que serão oferecidos pelo Campus Avançado do IF Sudeste Cataguases ainda não estão definidos, mas no projeto enviado ao MEC constam três com início previsto para fevereiro do próximo ano. São eles: Técnico em Eletrônica, Técnico em Informática e Técnico em Produção de Áudio e Vídeo.
Haverá também cursos à distância e o mesmo projeto contempla a possibilidade de realizar outros voltados para a formação de mão de obra visando atender ao Polo do Audiovisual da Zona da Mata a fim de dar suporte à crescente produção cinematográfica em Cataguases e Região. E prevê, ainda, a realização de cursos ofertados pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). (Fotos gentilmente cedidas pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Segurança)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE