palestras e exames são realizados no caminhão móvel estacionado na praça Rui Barbosa
Download
Começaram nessa quinta-feira, 23 de outubro, as atividades da campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. Desde às 07:30 horas da manhã o caminhão itinerante de realização de mamografias para mulheres entre 50 e 69 anos está na Praça Rui Barbosa prestando atendimento. No período da manha foram atendidas 31 mulheres e a previsão era chegar a 60 até o final daquele primeiro dia de atendimento.
A vinda do caminhão é uma ação da Secretária Municipal de Saúde. As mulheres interessadas em realizar o exame fizeram um agendamento prévio nos PSFs da cidade. A unidade móvel conta com duas técnicas em radiologia da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais.
O Conselho dos Direitos da Mulher (CDM) preparou uma programação para marcar a campanha na cidade. O Outubro Rosa continua nesta sexta-feira, 24, com a palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama, que será ministrada pelo médico oncologista Vinícius da Costa Klein e terá como convidado o médico mastologista juizforano, Telmo Alves Justo. A palestra vai ocorrer no Centro Cultural Humberto Mauro, às 19 horas e é aberta ao público.
Para finalizar, sábado, dia 25 de outubro, acontece a Primeira Parada Rosa, com saída na Avenida Astolfo Dutra, na altura do Centro Espírita Paz, Luz e Amor, às 14 horas, com destino a Praça Rui Barbosa. Lá, serão realizadas atividades de dança e músicas variadas e todos devem vestir alguma peça de roupa na cor rosa ou adereço desta cor.
A campanha Outubro Rosa acontece em todo o mundo. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, aconteceu no dia 2 de outubro de 2002, quando foi iluminado em rosa o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo. O gesto foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos. (Fotos: Márcia do Vale Machado)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE