O Secretário de Cultura, Zeca Junqueira, à direita, com Gabriel Oliveira, funcionário da Secretaria e os projetos recebidos à frente, sobre a mesa
Download
A Secretaria de Cultura e Turismo de Cataguases recebeu 67 projetos pleiteando os recursos de até R$12 mil, provenientes da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Ascânio Lopes. Todas as propostas serão julgadas por uma Comissão Responsável que levará em consideração análise documental, consistência do projeto, efeito multiplicador e impacto cultural, exequibilidade do projeto e descentralização das ações culturais.
Conforme revela o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Ricardo Martins Junqueira (Zeca Junqueira), este ano os projetos submetidos à Comissão Municipal de Incentivo à Cultura estão bem diversificados e são trabalhos relacionados às áreas de teatro, música, cinema, literatura, dança e festas folclóricas, entre outras.
"A Lei Ascânio Lopes, mais uma vez, está me dando essa demonstração que eu queria de que a demanda do município é muito grande. Nós tivemos ano passado 57 projetos que eu já considerei muito bom o número. Este ano aumentou mais dez; isso é a prova de que a gente tem que resolver esse problema financeiro, via Sistema Nacional de Cultura", destaca o titular da Cultura em Cataguases.
A lista das propostas aprovadas para receber recursos em 2015 será divulgada até o dia 20 de dezembro e, para Zeca Junqueira, a expectativa é a de que os projetos contemplados contribuam para o fortalecimento da produção cultural em Cataguases, bem como para a projeção de talentos, conforme vem acontecendo em anos anteriores. "Recentemente temos o exemplo de Rafael Aguiar que, através da Lei Ascânio Lopes, realizou o curta "Eu Não Tenho Herói" e agora foi premiado internacionalmente no 5º Cabo Verde Film Festival", finaliza o secretário. (Foto: Paulo Victor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE