Em 04/10/2014 às 10h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Programa de Trainees da Votorantim busca jovens talentos

Profissionais recém-formados têm até a próxima segunda-feira, dia 6 de outubro, para se candidatarem a uma das 42 vagas

Projetos desenvolvidos por Carlos Eduardo e Fernando ganharam destaque na empresa

Projetos desenvolvidos por Carlos Eduardo e Fernando ganharam destaque na empresa

Download
Ter um diploma de graduação não é garantia de uma boa colocação no mercado de trabalho. Por conta disso, muitos jovens recém-formados têm apostado nos programas de trainees como uma forma de iniciar a carreira. Foi o caso de Fernando César Fernandes Júnior e Carlos Eduardo Vieira de Castro, que logo no último período do curso de engenharia de minas, participaram de uma seleção para trabalhar no Grupo Votorantim. 

Recentemente, o conglomerado industrial abriu inscrições para 42 vagas no Programa de Trainees 2015. Os candidatos aprovados irão atuar a partir de janeiro na holding e nas empresas Votorantim Cimentos, Votorantim Metais, Votorantim Siderurgia e Votorantim Energia. Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de outubro, por meio do site www.produzindofuturos.com. 

Os trainees passam por cursos, treinamentos, visitas técnicas às Unidades de negócio do Grupo, além de participar de projetos interdisciplinares. Fernando César, de 28 anos, iniciou sua trajetória profissional em maio de 2012, nas Unidades de Miraí e Itamarati de Minas da Votorantim Metais, localizadas na Zona da Mata mineira. Durante o período como trainee, Fernando desenvolveu projetos de Capex (investimento em bens de capital), gestão de custos e de Seis Sigma (sistema de melhoria dos processos), além de realizar rotinas da área e acompanhamento de indicadores. 

"Um dos momentos marcantes da minha experiência como trainee foi a participação do ‘Projeto Desafio’, quando tive a oportunidade de conhecer outras Unidades, aumentar minha rede de relacionamentos e ter o trabalho de nossa equipe apresentando para a diretoria", relembra Fernando, que foi promovido a engenheiro pleno em junho de 2013 e hoje atua na área de beneficiamento. 

Alguns dos projetos que contaram com a participação de Fernando ganharam destaque na empresa. Desenvolvidas em parceria com o ex-trainee e agora engenheiro de minas Carlos Eduardo Vieira de Castro, as melhorias implantadas otimizaram o aproveitamento dos recursos minerais, intensificaram a segurança dos empregados, reduziram a geração de resíduos sólidos e aumentaram a vida útil da barragem da Unidade Miraí da Votorantim Metais. Além disso, os trabalhos geraram economia de R$ 4,12 milhões, só no período de agosto a dezembro de 2013.

Sobre o Programa de Trainee do Grupo Votorantim, Fernando e Carlos são só elogios. "Quando me formei em engenharia de minas na Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), em Conselheiro Lafaiete (MG), participei de alguns processos seletivos, e o da Votorantim foi o programa que mais me apresentou oportunidades de desenvolvimento profissional", conta Fernando.

O colega Carlos, que entrou para a empresa como trainee em janeiro de 2013, assim que se formou pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), pontua que a experiência foi muito importante para a sua formação profissional. "É um programa diferenciado, uma grande porta de entrada. Ser trainee da Votorantim nos dá visibilidade perante gerentes e diretores e oportunidade de desenvolver projetos interessantes, além de ter alavancado minha carreira", finaliza o profissional de 25 anos, recém-promovido a engenheiro pleno. 
 
O Grupo Votorantim busca por profissionais com potencial de crescimento e que se identifiquem com a cultura de gestão de negócios, vontade de transformação e abertura para o trabalho colaborativo. "A Votorantim considera como critérios importantes o perfil empreendedor do jovem, agilidade de aprendizado de coisas novas e a vontade de realização por meio do trabalho", diz Nilma Ribeiro, gerente de Desenvolvimento da Votorantim. 
 
 
imageO Programa
O Programa Trainees terá duração de 14 meses, com início em janeiro de 2015. Ao longo do programa, o trainee mesclará o trabalho diário com uma sólida formação em gestão e atividades como a participação em projetos multidisciplinares, integração com diversas áreas das empresas, mentoring, contato direto com a alta liderança e, dependendo do perfil de vaga do trainee, job rotation. Todos os trainees participam ainda do Programa Potenciar, em que se juntam a outros jovens talentos da companhia para desenvolver projetos concretos, que serão avaliados por altos executivos do Grupo, sendo cobrados em relação a metas e resultados. Os treinamentos e workshops dos trainees são desenvolvidos na universidade corporativa do Grupo, a Academia de Excelência Votorantim.

Ao final da formação, o novo profissional da Votorantim terá a possibilidade de desenvolver sua carreira na própria área onde atua, em outras áreas daquela empresa, em outras empresas da holding ou mesmo em operações no exterior. Uma das possibilidades de oportunidade de carreiras oferecidas pela Votorantim é o Programa Movimenta, um sistema interno de mobilidade entre as empresas do Grupo, no qual as vagas disponíveis são divulgadas para todos os funcionários, que podem se candidatar àquelas de seu interesse, mesmo que em outras empresas. (Foto principal: Divulgação/Votorantim Metais)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Ideia Comunicação Empresarial

Tags: trainees, Votorantim, emprego, graduação





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: