Os quatro atletas cataguasenses que subiram ao pódio de uma das competições mais difíceis de mountain bike
Download
O ciclismo cataguasense mostrou sua força em um dos maiores eventos de Mountain Bike na modalidade maratona da América Latina: o disputado Iron Biker Brasil. Estiveram nesta prova, realizada na cidade de Mariana, MG, nos dias 19, 20, e 21 de setembro, sete atletas de Cataguases, na qual quatro deles ocuparam os lugares mais altos do pódio.
Newton Leitão se consagrou campeão na categoria master 30-34, Lia Lopes e Ricardo Justino conquistaram o terceiro lugar na categoria dupla mista e João Marcelo Lippi o terceiro lugar na categoria juvenil 15-16 anos. Os ciclistas Rodrigo Botelho, Pedro Paulo Lobo e Leandro Martins também superaram o desafio e completaram a prova.
Foram dois dias de maratona, segundo os participantes em um ambiente de trilhas de alto nível técnico, temperatura elevada e clima seco. Evento tradicional do Mountain Bike desde 1993, o Iron Biker recebeu em 2014 inscrições de 1.200 atletas, com idades entre 12 e 69 anos, de todos os estados brasileiros e também dos países: Colômbia, Estados Unidos, Itália e Bélgica. Foram 30 categorias disputadas entre profissionais e amadores, em 140 km de trilhas desafiadoras.
Após seis anos de tentativa, o triatleta Newton Leitão conquistou o primeiro lugar, tornando-se campeão do Iron Biker Brasil 2014. "Treinei muito para conseguir esse título, passei por vários problemas em anos anteriores, pensei em desistir e cheguei a falar que não voltava lá, mas desistir não é uma atitude que combina comigo, então resolvi me dedicar com exclusividade para esse ano fazer o meu melhor e aí sim saber do que eu era capaz", contou.
Estreando na prova, Lia Lopes foi a única representante feminina de Cataguases e ainda conquistou o terceiro lugar, na categoria Dupla Mista junto ao seu marido Ricardo Justino. "Foi uma experiência fantástica, que nos ensina muito. Todo o percurso exige força, concentração, fé, determinação e perseverança. Estar entre aquela multidão de atletas e todos buscando a mesma coisa, com pensamentos positivos e ninguém ali presente querendo o mal de ninguém é emocionante, dá para arrepiar", disse a ciclista.
Lia conta que seu treinamento durou cinco meses e exigiu muita dedicação e treinos pesados. "Claro que a ajuda do meu marido foi fundamental e eu sempre acatei as instruções dele", comentou. E Ricardo conclui: "Foi muito gratificante para mim em tão pouco tempo ter alcançado esse resultado, em uma prova de tamanha importância. A dedicação e superação da Lia foi incrível, o nosso pódio foi o retorno de muitos treinos".
Pela segunda vez no evento, o jovem João Marcelo Lippi, de apenas 14 anos, desponta no esporte e conquista resultados cada vez mais significativos. "O sentimento é de superação física e mental. Garantir o terceiro lugar foi um empurrão na motivação, é ver que quem sonha e batalha alcança sempre o que quer", disse.
Newton Leitão finaliza agradecendo às pessoas que o apoiaram: "Eu sabia que não seria fácil, por isso intensifiquei o treinamento no mês que antecedeu o evento. Deu tudo certo, graças a Deus, às pessoas que torceram para eu conseguir o que tanto sonhei: amigos, família, funcionários e clientes, obrigado mais uma vez". (Fotos: cedidas pelos competidores)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE