Os instrutores Luiz Antônio Souza e Christiano Vieira Leandro simularam um atendimento do SAMU durante a palestra
Download
Diversas pessoas compareceram ao Centro Cultural Humberto Mauro na noite da última quinta-feira, 18 de setembro, para assistirem à palestra do 2º Seminário: Responsabilidade Radical, realizada por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU. A equipe do Centro Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste – Cisdeste, de Juiz de Fora, orientou sobre os principais procedimentos em situações de emergência.
Os presentes puderam vivenciar diferentes situações de risco que podem ocorrer durante a prática esportiva, ver exemplos de acidentes com moto, bicicleta, skate e os traumas decorrentes. "Ensinamos para aqueles que não são profissionais da saúde como fazer o primeiro atendimento, visando manter os sinais vitais até que o socorro especializado seja viabilizado", explicou coordenador do Núcleo de Educação Permanente – NEP, Júlio César de Andrade.
Convidados pelo vereador Michelângelo Correa, os profissionais do NEP mostraram como agir em ocasiões de parada cardiorrespiratória, hemorragias, fraturas, queimaduras, desmaios, crises convulsivas, hipoglicemia e também como realizar a reanimação cardiopulmonar e a desobstrução de vias aéreas. Júlio César e os instrutores Luiz Antônio Souza e Christiano Vieira Leandro simularam um atendimento do SAMU, quando um dos integrantes simulou um mal estar súbito no meio da plateia.
O 2º Seminário: Responsabilidade Radical – Diversão com responsabilidade foi organizado pelos grupos Ktá Trilhas e Aventureiros de Cataguases, que sortearam brindes ao final da palestra. O valor de cinco reais do ingresso foi direcionado para a compra de instrumentos musicais do projeto "Feliz é quem toca", coordenado pelo músico Rogério Tumati. (Fotos: Márcia do Vale Machado)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE