O professor Ladislau Dowbor fará a principal palestra do evento
Download
Nos próximos dias 28, 29 e 30 de agosto, o Polo Audiovisual movimenta a Zona da Mata mineira com a realização de três eventos nas cidades de Itamarati de Minas, Muriaé e Cataguases. Todas as atividades são abertas ao público.
Com programação diferenciada para cada dia e cada localidade, o Polo promove, mais uma vez, o encontro entre gestores públicos e privados, professores, estudantes, pesquisadores, empreendedores, artistas e profissionais do audiovisual em um amplo debate sobre as novas perspectivas que a economia criativa traz para a Região.
Em Itamarati de Minas, no dia 28, acontece a Arena de Abertura do Escola Animada, projeto que mobiliza professores e alunos de dez cidades da Zona da Mata. A palestra principal aborda o tema "Escola Conectada, gestão do conhecimento e da criatividade", que será explorado pelo professor e pesquisador Ladislau Dowbor, da PUC/SP. Em seguida, lideranças locais da cultura e da educação compõem a mesa redonda sobre o Projeto Escola Animada, suas propostas e desafios.
Em Muriaé, dia 29, a 7ª edição do Fórum DiverCidades Criativas, conta com a participação de representantes de instituições, universidades e prefeituras municipais, produtores e artistas em debates sobre as diversas instâncias que fomentam o desenvolvimento sustentável na Região, como o Consórcio Intermunicipal de Cultura, a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual e a ADEMATA – Agência de Desenvolvimento da Zona da Mata. Participação especial de Roberto Lima, diretor executivo Agência Nacional de Cinema – ANCINE.
Em Cataguases, dia 30, novos debates sobre redes de cidadania cultural e territórios criativos reúnem representantes do governo federal, da prefeitura municipal e de universidades. Por fim, a animação, é pauta, com o lançamento do Projeto Recria - Residência Criativa da Animação. O diretor Rogério Nunes fala de seu filme "Coração das Trevas", uma animação em rotoscopia, que será produzido na região com o apoio do Polo e participação de jovens talentos locais.
Para encerrar, um show com a banda "O Terno", de São Paulo, do Projeto Usina Cultural, acontece no Centro Cultural Humberto Mauro.
Os encontros fazem parte das ações do Polo Audiovisual em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho/Energisa, Instituto Votorantim/Votorantim Metais, Sebrae, Instituto Fábrica do Futuro, Instituto Cidade de Cataguases e o Consórcio Intermunicipal de Cultura das Prefeituras Municiais de Cataguases, Muriaé e Itamarati de Minas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE