Um dos momentos do primeiro show de Jeneci em Cataguases
Download
No próximo dia 23 de agosto o projeto Usina Cultural, capitaneado pelo produtor Fausto Menta, trará a Cataguases um dos nomes que mais vem se destacando dentro do panorama musical do País. Pela segunda vez em palco cataguasense, Marcelo Jeneci provará o porquê é apontado pela crítica especializada brasileira como um dos nomes de destaque da nova geração da música brasileira.
Com apenas 32 anos, Jeneci fez uma pequena revolução dentro da vista musical trazendo elementos que nos rementem desde à Jovem Guarda, na década de 60, somando a elementos do mais puro rock típico dos anos 70, com muita psicodelia. Conseguiu fazer essa amálgama com uma capacidade ímpar e realizou o seu cd de estréia, "Feito para Acabar", um sucesso em vendagem com milhares de cópias e também apontado pela revista especializada Rolling Stones como um dos melhores de 2010.
Esse paulistano, didaticamente influenciado pelos pais – ele pernambucano e ela paulista -, fãs de Roberto Carlos e rock internacional com especial atenção ao instrumentalismo, lança em Cataguases o seu segundo cd, intitulado "De Graça". Para o crítico Lucas Maia, esse novo disco é um trabalho completo, fruto de uma maturidade que fez sendo cristalizada a cada acorde. Assim, destaca que a música que dá nome a esse novo trabalho é uma melodia simples mas totalmente inspirada nos populares ritmos nordestinos de beleza, que está acima de rebuscadas harmonias desnecessárias.
Por sinal o próprio artista faz questão de definir esse seu segundo trabalho: "De Graça é um espelho./De um lado ele reflete você, de outro, o universo. /Que é como a gente, sem fim./O De Graça aconteceu./Como o sol, que não é meu, nem seu. É nosso" .
Sem dúvida Marcelo Jeneci está além de uma promessa no cenário musical brasileiro. É nome concreto que em razão a sua capacidade está devidamente – e precocemente – inscrito ao lado de grandes nomes da nossa MPB.
Pois não há o que reclamar: em Cataguases há lugar para a boa música, aquela que se ouve com todos os sentidos e a alma. Marcelo Jeneci estará se apresentando, gratuitamente, neste sábado, 23 de agosto, na Praça Rui Barbosa, às 21h30 aproximadamente, com a abertura do palco com a participação do músico cataguasenses Renato Barushi. O Projeto Usina Cultural tem o patrocínio da Energisa, pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, além da produção e realização de Fausto Menta.
Não há motivo para não se ter bom-gosto. Marque em sua agenda e venha confirmar que a música de Janeci é "como o sol", é nossa. E bom proveito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE