A praça Rui Barbosa foi um dos locais que recebeu assinaturas para o abaixo assinado
Download
Será entregue até o dia 15 de agosto um abaixo-assinado para a diretoria da empresa Energisa, referente ao possível fechamento permanente do Anfiteatro Ivan Müller Botelho, espaço para eventos culturais de Cataguases. A ideia de recolher as assinaturas partiu de um grupo de cataguasenses que, por meio de um trabalho de mobilização social nas ruas e comércio local, conseguiu reunir mais de mil assinaturas de pessoas que aderiram à causa.
De acordo com Lilian Donofre (foto abaixo), uma das líderes deste movimento, existe uma ação judicial movida por moradores da Avenida Astolfo Dutra alegando que os eventos noturnos avançam o horário e infringem a lei do silêncio. "Entretanto, são eventos esporádicos e não a maioria da programação daquele espaço. Inclusive a referida ação não pede o fechamento do local e sim a proibição de som com volume exagerado. Ou seja, que regulamente, então, o horário de funcionamento para shows e festas", explicou Lilian.
Apesar de não ser um espaço público, o Anfiteatro tem relevância social na cidade e seu fechamento impedirá as iniciativas artísticas e o acesso ao público em geral. "Todos os artistas e principalmente o público fiel sente a perda, mesmo que seja provisória, de um espaço que foi palco de shows memoráveis. Uma mesma cidade, que outrora foi reconhecida pelo pioneirismo dos seus empreendimentos empresariais, industriais e artísticos, não pode recolher-se ao silêncio", afirmou Lilian.
As listas foram recolhidas na segunda-feira, 11 de agosto, ultrapassando o numero de 1000 assinaturas. Elas serão entregues à presidência da empresa Energisa para que tenham conhecimento do movimento e do interesse dos cataguasenses na reabertura do Anfiteatro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE