Laís Abadias com os colegas de trabalho no Caps e os usuários do programa
Download
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) em Cataguases, que atende a pessoas com transtornos mentais, desenvolve uma série de programas com seus usuários. Um dos mais concorridos é coordenado pela educadora física Laís Abadias e integra a rotina de seus integrantes. O CAPS oferece atendimento à população, realiza o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Em Cataguases o Caps é coordenado pela assistente social Valéria Lazaroni.
Na última sexta-feira, 1º de agosto, pela manhã, Laís Abadias promoveu com o grupo uma animada partida de futebol que aconteceu na quadra da Praça de Esportes. Juntamente com os colegas de trabalho Ataliba e Maurício, os usuários do Caps suaram a camisa e os coletes, que estreavam, fruto de um patrocínio da Auto Escola Cativa, em uma partida contra a equipe do Caps-AD. Descontração e o sorriso constante nos rostos dos "jogadores" revelavam o quanto o esporte é importante na vida das pessoas.
Laís Abadias é a responsável por incentivar, ministrar e orientar as atividades físicas aos usuários das duas unidades do Caps no município. Ela não esconde a alegria por poder desenvolver este trabalho. "É realmente muito produtivo e gratificante estar com este grupo todos os dias", conta com brilho nos olhos. Ela revela que ao longo da semana desenvolve diversas atividades com os usuários, "mas na sexta-feira, a gente promove esta interação entre os Caps, através do futebol. E é sempre muito divertida estas partidas, principalmente porque todos participam com muita disposição", contou.
A educadora física acrescenta que este tipo de atividade é "muito importante" para os usuários do Caps. Segundo explica, "dentre os benefícios proporcionados pela prática do exercício físico, podemos destacar a melhoria geral no humor e também na ansiedade, além de possibilitar a integração entre os próprios usuários, eleva a auto-estima e auxilia na percepção e consciência corporal, melhorando, assim, a qualidade de vida como um todo", finaliza Laís.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE