O serviço vai atender aos bairros que ainda não são servidos por linhas de ônibus
Download
Foi concedida à prefeitura municipal de Cataguases, pelo Juiz de Direito Eduardo Rabelo Thebit Dolabela, da 1ª Vara Cível da comarca de Cataguases, no dia 14 de julho, uma revogação parcial da liminar de licitação para contratação de empresas fornecedoras do serviço de transporte coletivo. Esta revogação permite que prefeitura possa contratar empresas para atender aos bairros que não possuem linhas de ônibus, enquanto a licitação que está em andamento não é concluída.
O encontro com o juiz para o pedido formal de revogação aconteceu no dia 16 de junho, quando reuniram-se o Procurador Geral do Município Rafael Vieira, o vereador Maurício Rufino e moradores de bairros afetados. Com esta autorização do juiz, todos os bairros que ainda não contam com o serviço de transporte público, como Carijós, São Marcos e São Pedro, não terão que esperar que a licitação em andamento no município, e sem previsão de término, precise ser concluída para que possam utilizar o serviço de transporte.
"A população de modo geral relatava dois grandes problemas: um era a falta de linhas de ônibus em suas ruas e bairros; outro, era o péssima qualidade do serviço prestado por determinadas empresas. Os moradores se uniram para reivindicar seus direitos, o que considero um ganho enorme para Cataguases", disse Maurício Rufino, que também explicou que o serviço será executado por meio de sistema tarifário, ou seja, pagando normalmente o valor vigente da passagem para utilizar os ònibus urbanos.
Segundo Rafael Vieira (foto), alguns procedimentos precisam ser realizados antes da contratação. "Neste momento a Catrans, está entrando em contato com as empresas e também realizando um estudo técnico das áreas para viabilizar da melhor forma a circulação dos ônibus e definir como será o atendimento. O planejamento inclui a medição das ruas, elaboração de rotas, itinerários e horários do transporte", informou.
A previsão, de acordo com o Procurador, é de que até o fim do ano todos os bairros estejam usufruindo do serviço de transporte coletivo, quando a Catrans órgão responsável pelo trânsito e transporte da cidade, terá finalizado o estudo de viabilidade técnica e a Secretaria da Fazenda da prefeitura terá definido as empresas a serem contratadas. (Fotos: Arquivo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE