Doutor Demétrio, delegado em Muriaé, momentos antes de iniciar uma videoconferência
Download
Qualquer ocorrência policial após às 18 horas e durante os finais de semana e feriados, em que seja necessário o depoimento dos envolvidos, é concluída em Leopoldina, sede da Delegacia Regional de Polícia Civil, a qual Cataguases pertence. Este procedimento, porém, é muito criticado por toda a sociedade, principalmente pelo risco que envolve a viagem de uma cidade para outra. Além disso, os policiais envolvidos ficam muito tempo por conta daquele único caso, comprometendo assim a estratégia de segurança no município de origem. Esta realidade, porém, começa a ser revista através de experiências que estão sendo feitas em Ubá e Muriaé.
O problema, que é de todo o Estado de Minas Gerais onde há casos, inclusive, de viagens de longa distância para se chegar até à Delegacia Regional, vem sendo tratado pela própria cúpula da Segurança Pública de Minas e agora, ganhou também a participação dos deputados estaduais através da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A solução que está sendo implementada em caráter experimental em alguns municípios mineiros é o plantão virtual, utilizando a tecnologia para que o delegado tome os depoimentos dos envolvidos.
Aqui na Zona da Mata, Ubá foi a primeira cidade a implementar o projeto piloto, em outubro do ano passado, atendendo a 27 municípios que integram a sua jurisdição. A cidade está servindo de parâmetro para outras três que já colocaram o projeto em execução. De acordo com documentos que foram repassados à Comissão de Segurança Pública da ALMG, um relatório entregue por autoridades locais indicou que, com o plantão virtual, houve economia de 12 mil quilômetros de deslocamento da Polícia Militar. "Isso possibilitou que viaturas rodassem menos e economizassem com gastos em manutenção e combustível, bem como evitou acidentes em rodovias", concluiu o documento. Muriaé é outra cidade na região em que o novo sistema está funcionando de maneira experimental.
Como funciona o plantão virtual - Desde sua implantação os policiais militares que atendem a uma ocorrência preenchem o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) e fazem contato com a delegacia de plantão mais próxima, por meio de videoconferência, para definir os próximos passos da ocorrência. O plantão virtual utiliza telefone e programas como o Skype, que permitem ao delegado interrogar os acusados à distância, vítimas e testemunhas. A partir dessa comunicação, já é feito o preenchimento do relatório, sem necessidade de presença física do policial militar. (Foto gentilmente cedida pelo Site Silvan Alves)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE