A Copa do Mundo no Brasil contou com o talento de dois cataguasenses
Download
A Copa do Mundo no Brasil termina neste domingo, 13 de julho. Mas para o cataguasense Daniel Figueiredo e o filho de cataguasenses, Júlio Mauro, o maior evento do futebol do planeta será um marco em suas vidas. Daniel, músico, produtor e diretor musical da Rede Record de Televisão, viveu em Cataguases até os vinte e poucos anos sempre atuando na área musical. Júlio Mauro é cineasta, nasceu em Maceió, filho dos cataguasenses Angela Bouçada Mauro Inácio Peixoto e de José Maria Inácio Peixoto. Além de ter residido um período na cidade, seu vínculo com ela é profundo, além de trazer no sangue a herança do pai do cinema nacional, Humberto Mauro.
Os dois, por conta de suas atividades profissionais, foram convidados a fazer parte do projeto da Copa do Mundo no Brasil. Júlio e seu irmão, Caetano, aceitaram o desafio de produzir os vídeos das doze cidades sedes da Copa, além dos oficiais do país sede. Antes, conta Júlio, que como Daniel falou ao site por e-mail, fez os vídeos oficiais da Copa das Confederações que aconteceu em 2013 no Brasil. Já ao amigo Daniel, coube a missão de criar quatorze músicas "com a mesma duração e o mesmo ‘formato’", revelou, acrescentando ter sido um de seus maiores desafios profissionais, mesmo acostumado a encarar "missões cascudas". Daniel criou, recentemente, a trilha sonora da minissérie "José do Egito", da TV Record, entre outras composições de peso na cena nacional.
"Quem me convidou para o projeto Copa do Mundo foi o alemão Claus Ruegner, da Aura Films, que havia conhecido anteriormente quando trabalhava como técnico de som direto para produções brasileiras e internacionais", revela Júlio Mauro (foto ao lado). "Produzir os vídeos foi um desafio e tanto. Tudo fluiu muito bem graças ao nosso ‘dream team’ audiovisual, que foi impecável desde a produção, roteiro, direção, finalização, até o equipamento que utilizamos que é de última geração e fez uma diferença incrível", destaca ele completando: "Finalizamos todos os filmes (foram quase 50) com muito carinho e o feedback da FIFA foi muito positivo. Podemos dizer que ‘acertamos na mosca’", completa satisfeito.
Proprietário da Cinemauro, produtora que está no mercado desde 2008 e tem produzido séries para os canais Multishow e Off, entre outros, Júlio conta que todos os clipes das cidades sedes da Copa e do Brasil são exibidos nos estádios antes e durante os jogos e também nas transmissões de emissoras de TV de todo o mundo. Além dos clipes que fez com o irmão Caetano e trilha sonora do amigo Daniel, as imagens produzidas por eles passaram a ser as oficiais da FIFA, foram distribuídas para as emissoras de todo o planeta e usadas na divulgação e veiculação da Copa do Mundo 2014. "Eu, inclusive, tive o prazer de ver um desses clipes, recentemente, em uma TV quando trabalhava na Patagônia Chilena. A sensação foi indescritível!", contou.
Daniel Figueiredo também revela detalhes de sua experiência na Copa do Mundo e também o desafio de criar a trilha sonora para a primeira novela bíblica da TV brasileira, "Os Dez Mandamentos", prevista para ir ao ar em 2015. O trabalho na Copa do Mundo surgiu após convite do Júlio Mauro, revela o músico, dizendo que "sempre tive vontade de trabalhar com ele e fiquei muito feliz e honrado por ter me escolhido", disse Daniel. Sobre o critério utilizado para compor as canções, ele revela a complexidade do trabalho: "Para a Copa das Confederações, em que queriam músicas com estilos regionais, fiz uma grande pesquisa nas regiões das cidades sede, contratei músicos locais com quem nunca havia trabalhado antes, enfim, tudo muito complexo, mas no final deu tudo muito certo", lembra.
- Para a Copa, continua Daniel (foto abaixo), nos pediram algo mais impactante, grandioso e moderno. Hoje em dia o estilo de música épico está "na moda", muitos filmes tem música épica, trailers também estão utilizando esse estilo cada vez mais, então tive que fazer todas as músicas dos vídeos que apresentam as cidades sede da Copa, assim como os que apresentam o Brasil, com pouco ou nenhum elemento musical regional. A minha sorte é que é um estilo que eu sempre fiz com muita facilidade", salientou. "Mesmo assim, confessa, com a humildade que é uma de suas qualidades
"Um dos maiores desafios, revela Daniel, "foi ter que criar quatorze músicas com a mesma duração e "formato" em que tinha que obedecer basicamente o seguinte roteiro: Introdução suave com clima de suspense; Inicio da melodia suave e crescente; Parada com clima diferente (que eu apelidei de "pausa dramática", e a volta da melodia subindo até o ápice do grand finale. Quando cheguei na nona música, comecei a pensar que eu não conseguiria chegar na última, que precisaria de mais tempo para me inspirar, mas fui ‘tocando o barco’ e, como dizem: ‘A sorte (assim como a inspiração) acompanha quem trabalha’". E conclui: Quanto mais importante o trabalho mais responsabilidade a gente tem com prazos, qualidade, mais pessoas vão analisar e terão que aprovar o que você fez, então, tive muito mais adrenalina correndo nas veias", detalha o músico cataguasense.
O resultado de tanto esforço e dedicação não foi em vão, conforme informa Daniel. "Este trabalho permitiu que mais pessoas pelo mundo ouvissem minha música. Minha página do Facebook quadruplicou o número de seguidores em menos de um mês e meu canal do Soundcloud também teve mais visitas agora desde quando eu o lancei. Por um lado essa conquista me conforta, por achar que eu estava certo nas escolhas que fiz, mas, também é motivo para não parar de investir em pesquisa, equipamentos e instrumentos. Foi um dos motivos decisivos para eu investir no meu novo estúdio, o maior que eu já tive, que está quase pronto", conta o músico.
Para encerrar, Daniel conta um pouco sobre o seu mais novo trabalho na Rede Record de Televisão. Ele é autor das canções da novela "Os Dez Mandamentos". "Minha expectativa é que essa trilha seja muito melhor do que a que fiz para "José do Egito", que foi o trabalho que mais me rendeu elogios no exterior. Como novela precisa de muito mais músicas do que minissérie, estou pesquisando e compondo muito. Sei que será mais um trabalho pesado, mas estou investindo, pesquisando e me preparando ao máximo para surpreender positivamente a autora da novela, Vivian de Oliveira, o diretor Alexandre Avancini, a Record e, claro, o público", completa. Quem conhece Daniel Figueiredo, sabe o seu talento, não tem dúvida de que ele vai alcançar seu objetivo.
Abaixo, você vai ver o videoclipe feito para o Rio de Janeiro, uma das cidades sede, e que será executado no Maracanã, na partida final desta tarde. Os demais vídeos também poderão ser acessados a partir do mesmo link.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE