O tratamento do esgoto no município é uma das prioridades de Tarcília Fernandes
Download
A Prefeitura de Itamarati de Minas vai construir uma Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário (ETE) na zona urbana do Município. A informação foi prestada pela prefeita Tarcília Rodrigues Fernandes que em maio último esteve em Brasília, onde assinou um Termo de Compromisso com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), visando a realização desta obra. Todo o serviço será custeado pela Funasa, que vai destinar R$ 2.702.734,27 na construção da ETE.
As negociações visando o tratamento do esgoto no município, no entanto, começaram logo no início de seu mandato, em 2013, quando Tarcília encaminhou um projeto detalhado à FUNASA de acordo com suas orientações técnicas. Pela proposta enviada constava a implantação de um sistema avançado de coleta, tratamento e destinação do esgoto sanitário, juntamente com várias justificativas sobre a viabilidade do projeto. Dentre elas destaca-se a que vai despoluir o Ribeirão dos Pires, que atualmente recebe todo o esgoto produzido no município, proporcionando melhoria na qualidade de vida da população.
Os recursos financeiros vão financiar a execução de serviços como adaptação e construção de rede de coleta de esgoto, interceptores de esgotamento sanitário, construção de estação elevatória, estação de tratamento, emissários e outras intervenções relativas. Atualmente, o Município possui mil e quinhentas ligações de rede coletora de esgoto atendendo cem por cento da demanda urbana. Além de melhorar a qualidade de vida dos moradores de Itamarati de Minas, outra boa notícia é que a implantação do sistema não vai onerar a população, uma vez que será administrado diretamente pela Prefeitura. (Foto: Arquivo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE