Download
Foi inaugurada na noite desta quinta-feira, 3 de julho, em Leopoldina, a nova sede do CISUM – Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata – e que tem como presidente o prefeito de Cataguases, José César Samor. A entidade, que durante vários anos funcionou em Cataguases, teve sua sede transferida para aquela cidade ano passado por decisão de seus integrantes. O novo prédio, de três andares, localizado no bairro Bela Vista, também está todo equipado para a realização de diversos exames, conforme revelou Eliermes Teixeira de Almeida, Secretário Executivo do CISUM. O atendimento oferecido pelo CISUM é totalmente gratuito.
Participaram da inauguração os prefeitos José Roberto de Oliveira (Leopoldina), José César Samor (Cataguases), Tarcília Rodrigues Fernandes (Itamarati de Minas), Fátima Guerra (Estrela Dalva) e João Silva (Laranjal), além das secretárias de saúde de Astolfo Dutra e Leopoldina, Luiza Marilac Rodrigues e Lúcia Gama, entre outros convidados. O CISUM foi criado em 1995, em Além Paraíba, como associação privada sem fins lucrativos. Atualmente é formado por doze municípios e desde 2013 passou a ser uma associação pública adequando-se à legislação, conforme informou Eliermes Teixeira.
O prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, disse que o prédio que agora abriga o CISUM foi construído para funcionar uma policlínica que, no entanto, "ficou desativado nos quatro anos anteriores à nossa posse em 2013, e nós o reformamos para receber o consórcio de saúde", explicou. Ele também revelou que além da obra, o prédio "foi totalmente equipado para prestar um atendimento de qualidade à população que utiliza o CISUM". A partir de agora, o local vai realizar diversos exames como ultrassonografia, ecocardiograma com doppler colorido, eletroencefalograma, além de consultas com médicos especialistas em diversas áreas, informou Eliermes, acrescentando que "nove micro-ônibus completam a infraestrutura do CISUM fazendo o transporte dos pacientes".
O presidente do CISUM, José César Samor, em seu pronunciamento, destacou a importância do consórcio no atendimento à população de baixa renda. "Aqui é atender o pobre", ressaltou, dizendo em seguida ser esta a obrigação dos prefeitos para levar atendimento em saúde a todos com qualidade. Lúcia Gama, secretária municipal de saúde de Leopoldina, fez um reconhecimento público, ao dizer que "hoje, sem a participação de todas as cidades, nós não conseguiremos fazer nada na área de saúde". Já a prefeita de Itamarati de Minas, Tarcília Fernandes, disse que esta nova estrutura do CISUM "é um divisor de águas na sua história e significa um avanço muito importante no atendimento em saúde para a população".
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE