Cataguases quer ter um conservatório de música estadual (foto ilustrativa)
Download
Foi iniciada uma ação de mobilização social em prol do ensino da Música em Cataguases. A iniciativa partiu de um grupo de estudantes que estão realizando um abaixo-assinado para ser entregue ao Governador do Estado de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho. O documento requisita a implantação de um Conservatório de Música no município e é baseado na Lei Federal nº 11.769/2008, Leis Estaduais 811/51, 1.123/54, 3.595/65 e dos Decretos 24.331/85 e 24.373/85.
Luiz Raváglia, estudante de Violino no Conservatório de Música Lia Salgado, em Leopoldina, é umas das lideranças neste processo. Segundo ele, a ideia surgiu durante uma conversa com sua professora. "Descobrimos que existe um projeto de Lei, criado pelo ex-governador Juscelino Kubitschek, para a implantação de Conservatórios de Música no Estado de Minas Gerais e que as cidades interessadas poderiam fazer suas petições para criar um Conservatório", explicou. Após pesquisar, o estudante também teve conhecimento de outra Lei, criada em 2008, no governo Lula, instituindo a música no ensino fundamental.
Em parceria com o professor de Artes Altamiro Soares Araújo e os amigos José Luiz Pereira e Maria Aparecida Pereira, também estudantes de Música, recolheram o material necessário e entraram em contato com o vereador Maurício Rufino, que apoiou a ideia.
O abaixo-assinado já está em circulação e todos os cidadãos cataguasenses que tiverem interesse por uma escola de música gratuita podem assinar. Até o momento foram recolhidas aproximadamente 100 assinaturas e o objetivo é alcançar 20 mil, até outubro de 2014. "A lista está correndo em vários lugares e temos muitas pessoas interessadas nos ajudando. Queremos levar às instituições religiosas e associações de bairros, escolas e recolher um número bem expressivo de assinaturas", disse.
Ao possuir um conservatório musical, o município poderá oferecer o ensino profissionalizante de Música para todas as camadas sociais, de forma gratuita. "Alunos das cidades da região terão oportunidade de estudar, revelando talentos, benefícios educativos e dividendos para nossa Cataguases", concluiu Luiz Raváglia.
Locais onde estão as listas para assinatura:
- Erpland - Instrumentos Musicais - Centro.
- Brasil Joias e Relógios - Centro.
- Casa Radar – Centro.
- Joalheria Cabral – Centro.
- Livraria Espírita Cristã "A Caminho da Luz" – Centro.
- Câmara Municipal de Cataguases, com o Vereador Maurício do Vale Rufino.
A assinatura de menores somente é permitida acima de 16 anos, portando a identidade - RG.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE