Policlínica Municipal é o centro de atendimento em saúde pública em Cataguases
Download
O enfermeiro especialista em Saúde Pública e Saúde da Família, Gustavo Benini de Oliveira, ministrou programa de capacitação em Exames Ginecológicos, Coleta e Citologia Oncológica, no dia 30 de maio, a funcionários do setor de saúde de Cataguases. O objetivo foi aperfeiçoar o trabalho dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (postos de PSFs) no monitoramento das mulheres na faixa etária de rastreamento do câncer de colo do útero. Gustavo frisou que o câncer de colo do útero é uma doença prevenível e sua detecção precoce é a principal estratégia indicada para o controle da doença.
"O encontro foi muito produtivo, pois, além dos conhecimentos adquiridos, proporcionou trocas de experiências entre os profissionais envolvidos", disse o palestrante, destacando a motivação dos participantes da capacitação. De acordo com o secretário de Saúde de Cataguases, Geraldo Leite Antonucci, o programa ministrado por Gustavo é mais uma ação direcionada a melhorar a qualidade do serviço em Saúde realizado no município, cumprindo as diretrizes determinadas pelo prefeito Cesinha Samor.
Embora seja evitável, o câncer de colo de útero está entre os tipos mais comuns da doença em mulheres por todo o mundo, conforme revela a Organização Mundial da Saúde. O papilomavírus humano (HPV), transmitido por via sexual, é o principal responsável pelo surgimento desse tipo de câncer. As mulheres que possuem entre 25 e 64 anos devem realizar anualmente o exame citopatológico do colo uterino (exame Papanicolau), através do qual é possível detectar a doença ainda em sua fase inicial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE