O Calçadão foi palco da primeira mobilização pela acessibilidade em Cataguases
Download
O grupo "Acessibilidade Já" realizou mobilização social na manhã deste sábado, 14 de junho, no Calçadão da Rua Coronel Vieira, para sensibilizar a população e as autoridades públicas de Cataguases sobre a importância e a necessidade de se respeitar os direitos dos deficientes físicos, idosos e todos aqueles que necessitam de condições especiais para se locomover.
O evento foi mediado por um de seus integrantes, José Wellington, o Zé Piu, e teve presença de dezenas de integrantes do grupo, médicos, líderes comunitários, representantes de associações, Rotary Clube, Lions Clube, empresas parceiras, além de autoridades municipais e militares, dentre as quais o vereador Geraldo Majella Mazini, o comandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar, major Fernando Miranda, e o coordenador da Catrans, Hélio Andrade.
Durante três horas de evento, foi realizada blitz com distribuição de panfletos e conscientização das pessoas a respeito da causa defendida pelo grupo. Nesse sentido, foram colhidas cerca de 1.500 assinaturas de apoio à "manutenção dos espaços exclusivos para idosos e pessoas com necessidades especiais", bem como as ações que "visem a ampliação das vias e objetos urbanos de acessibilidade".
Na oportunidade, voluntários utilizaram cadeiras de roda e bengalas para perceberem, "na própria pele", as dificuldades de locomoção que muitas pessoas passam todos os dias. Em manifestação contra os motoristas que estacionam em locais exclusivos para deficientes e idosos, o grupo "Acessibilidade Já", ocupou com cadeiras de roda algumas vagas de estacionamento na Praça Rui Barbosa e deixou a mensagem "volto logo, é rapidinho". Diversas pessoas se pronunciaram em apoio ao "Acessibilidade Já" que, com poucos meses de trabalho, já conquista seus primeiros resultados, na avaliação de Zé Piu. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
Veja mais fotos do movimento na galeria abaixo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE