Consumidor está mais consciente sobre seus direitos, diz Rafael
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O Procon de Cataguases registrou queda no número de atendimentos de janeiro a junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Nesses meses, foram 1.455 reclamações em 2014, contra 1.616 em 2013, conforme revelou o advogado Rafael Vilela Andrade, coordenador do órgão de proteção e defesa do consumidor. De acordo com ele, essa diminuição é positiva e se dá devido ao respeito que o Procon adquiriu diante dos fornecedores, fazendo com que eles atendam, de forma mais profícua, os direitos do consumidor.
Além disso, o coordenador do Procon de Cataguases acredita que os números também são reflexos de consumidores mais conscientes da legislação, sendo, por isso, difíceis de serem lesados. Os números divulgados por Rafael nessa segunda-feira, 9 de junho, também revelam que a taxa de resolução das reclamações registradas formalmente aumentou de quase 90% em 2013 para 92,44% neste ano, dentro do período pesquisado.
"Estamos atentos às solicitações dos consumidores, de modo a protegê-los, com amparo no Código de Defesa do Consumidor. Quando o Procon registra uma reclamação e não resolve a situação até nas audiências de conciliação, o próximo passo é instauração de processos administrativos que podem resultar em multas e sanções aos maus fornecedores. É isso que está ocorrendo com os 7,56% dos casos registrados de 1º de janeiro a 9 de junho deste ano, nos quais não foi possível chegar a um acordo que beneficiasse o consumidor", destacou Rafael Vilela, (Foto ao lado é de Paulo Victor Rocha).
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