Paulete explicou sobre a importãncia de pagar o IPTU
Download
Os contribuintes do Imposto Predial Territorial Urbano, o IPTU, têm até o dia 20 de maio para efetuarem o pagamento da parcela única, com o direito a 20% de desconto. Aqueles que não o fizerem na data, terão o acréscimo de juros e de uma multa moratória. As informações são da Secretaria Municipal da Fazenda, da Prefeitura de Cataguases.
Superar a média de 54% de inadimplência na cidade é um desafio que a administração pública irá enfrentar. E este ano, baseado na atualização monetária do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), haverá um aumento de 5,77%, em relação ao ano passado. Após o vencimento, será cobrado juros de 1% ao mês, e multa de 0,3% ao dia, podendo chegar a 20% no total.
Segundo o Secretário Municipal da Fazenda, Paulo Sergio de Souza, será realizado um trabalho intenso contra a inadimplência. A falta do pagamento do imposto impede um investimento no município, principalmente a manutenção do serviço de limpeza pública e a promoção de melhorias nesse sentido. "Preparamos um sistema e estamos treinando uma equipe para fazer as cobranças. A dívida ativa será cobrada judicialmente", explicou.
Devem contribuir com o IPTU todo cidadão proprietário de imóvel, de seu domínio útil ou possuidor a qualquer título. Não pagar o imposto pode implicar, além dos juros e das multas, na execução fiscal do imóvel.
Os carnês para pagamento já foram despachados por correio e podem ser quitados em qualquer agência bancária e, após o vencimento, exclusivamente no Banco do Brasil. "Os carnês que forem devolvidos pelos Correiros, por inexistência de endereço, serão entregues a funcionários que irão a campo localizar, fazer um levantamento de dados e recadastramento", conclui Paulo Sérgio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE