Narciso explica aos presentes detalhes do andamento das obras da Copasa
Download
Na noite dessa segunda-feira, 12 de maio, representantes da Copasa se reuniram com autoridades públicas na Câmara Municipal de Cataguases para apresentar maquete digital sobre obras e planejamentos desenvolvidos pela empresa, bem como para esclarecer questões relacionadas ao contrato que foi firmado com o município e trata da responsabilidade sobre o sistema de abastecimento de água de Cataguases e de seus distritos e o de esgotamento sanitário em implantação apenas na cidade.
Um novo encontro acerca do assunto será realizado na quinta-feira, 15, às 19 horas, quando, no mesmo local, ocorrerá audiência pública e participação popular. De acordo com Narciso Lanini Filho, gerente de operação da Copasa em Cataguases, o encontro dessa segunda-feira não objetivou adiantar a reunião pública, contudo, buscou esclarecer dúvidas prévias dos vereadores sobre o tema a ser tratado, de modo a tentar otimizar o tempo do próximo encontro.
Narciso apresentou dados técnicos dos serviços que a Copasa desenvolve no município, ressaltando o que já está em execução e o que é projeções para os próximos anos. Segundo informou, Cataguases hoje tem 192.302 metros de rede de distribuição de água em tubos de PVC e um total de 21.613 ligações prediais de água, o que garante ótimo abastecimento para a população.
A respeito do sistema de esgotamento sanitário, o gerente de operação da Copasa disse que estão sendo construídos 32 km de redes coletoras de esgoto, 21 km de redes interceptoras, além de 17 elevatórias que bombearão todo o esgoto para uma estação, cuja função será garantir o tratamento do efluente. Conforme disse Narciso, após a construção do sistema de esgotamento, será possível tratar 8,6 milhões de metros cúbicos de esgoto por dia em Cataguases. A maquete digital mostrou detalhadamente como será o sistema de esgotamento no município e, sobre o prazo para a entrega das obras, Narciso disse que as ações estão sendo realizadas dentro do tempo planejado.
Ainda sobre essa questão, se pronunciou Manoel Afonso Cruz (foto ao lado), responsável pelas obras de implantação do sistema esgotamento em Cataguases. Ele explicou que o trânsito pesado que ocorre em muitos locais da cidade dificulta o andamento dos trabalhos e reconheceu que "existe um déficit da empresa com o município" em relação à repavimentação de ruas após a instalação das novas redes de esgoto. Sobre isso, Manoel disse que a questão já está sendo corrigida e os locais prejudicados serão reparados.
Além dos nomes citados, também compareceram à reunião o encarregado de operação do sistema da Copasa em Cataguases, José Carlos Alves, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José de Alencar Pinto Farage, o assessor especial do prefeito Cesinha, Alex Carvalho, e os vereadores Maurício do Vale Rufino, Walmir Linhares da Costa, Paulo Sérgio Ribeiro Ventura (Aritana), João Manoelino da Silva Bolina (Joãozinho de Vista Alegre), Aquiles Branco Ribeiro, Antônio Batista Pereira (Beleza) e Fernando Pacheco Fialho. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE