O grupo que forma a banda fanfarra do "Polivalente"
Download
Alunos da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira (Polivalente) participam do "Projeto Banda Fanfarra", desenvolvido por voluntários de Leopoldina, que objetivam ampliar a cultura e a música entre os estudantes, levando-os ao exercício de boas práticas em sociedade. Iniciadas há três semanas, as atividades em torno do projeto envolvem mais de oitenta participantes que, na sexta-feira, 9 de maio, já realizaram sua primeira apresentação, ocorrida na escola IDAIC.
Para o professor-regente da banda fanfarra, Jhoney Prudêncio, "o projeto é importante porque tira os jovens da rua ou evita que eles sigam esse caminho, ao mesmo tempo em que proporciona o desenvolvimento da boa convivência, da noção de responsabilidade dentro do grupo, do espírito de companheirismo e solidariedade, bem como do trabalho em equipe no âmbito da cultura, da música e também da dança", disse Jhoney, revelando que, além dos instrumentistas, parte do grupo é responsável por apresentar coreografias.
De acordo com Amanda Fonseca Costa, estudante do 2º ano do ensino médio, "é muito bom participar da banda fanfarra, porque além de estarmos em contato com a música e trabalhando novas habilidades, também temos a oportunidade de conhecer pessoas novas e legais, como os próprios coordenadores, que são pacientes e gentis", destacou a aluna, que é uma das auxiliares no processo de evolução do projeto naquela escola.
Sobre os integrantes da banda fanfarra no Polivalente, Jhoney (foto ao lado) ressaltou que "a intenção é ensiná-los para que no futuro sejam multiplicadores dessa ação, assim como eu fui", revelou o professor-regente, que iniciou como aluno do projeto há 15 anos, na escola Judite Lins Guedes Machado, em Leopoldina, e depois veio a se graduar como músico. Em Cataguases, Jhoney coordena o projeto também na Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto e no IDAIC, nas quais a empolgação e determinação dos participantes são equivalentes.
Conforme revelou o diretor da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, João Dione Sarquer Augusto, a proposta trazida por esses voluntários, liderados por Jhoney, é de grande relevância social e ainda contribui para potencializar o rendimento dos jovens na vida escolar. "Esse rapazes se propuseram a trazer tal diferencial para nossos alunos e só temos a agradecer, mas, como todos sabemos, até as boas ações geram gastos e para custear as despesas com transporte desses voluntários, contamos com a colaboração de empresários ou pessoas dispostas a abraçar o projeto", concluiu o diretor, estimando que o valor para cobrir os custos deva totalizar cerca de R$ 800,00.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE