Lideranças do movimento farão "Dia de Conscientização"
Download
Na noite dessa sexta-feira (9), o grupo "Acessibilidade Já" realizou sua segunda reunião em busca de maiores garantias de direitos para os cataguasenses que enfrentam problemas de mobilidade no dia a dia. O encontro foi realizado na sede do Hotel Cataguases e começou por volta das 19h, quando os participantes iniciaram a conversa destacando que a intenção é "zelar pela vida do grupo", fazendo com que ele se expanda e resulte em conquistas práticas que contribuam para o assunto tratado.
Ficou decidido entre os participantes que, no dia 14 de junho, será feito um movimento de conscientização no Calçadão da Rua Coronel João Duarte, com distribuição de panfletos e mobilização social em torno da causa. Para o integrante José Wellington, o "Zé Piu" (foto abaixo), o ideal é que o grupo aja de forma a ajudar as pessoas que tenham dificuldades para se locomover, proporcionando-as maior dignidade no momento em que precisarem acessar vias e estabelecimentos públicos, estacionamentos prioritários e outros direitos essenciais.
Os demais membros presentes à reunião, Elvira Fernandes da Silva, Geraldo Majella Mazini, Liliane Riguete Barbosa Ferreira, Renata Portela e Ronaldo Valverde, também se pronunciaram, contribuindo com o debate que ainda resultou na ideia de se criar multas morais a serem aplicadas em veículos estacionados indevidamente em vagas exclusivas para deficientes e idosos. Conforme sugeriu o grupo, as multas morais poderiam ser feitas em papel e tamanho alusivos a uma multa convencional, porém, em vez da penalidade, seriam transmitidas mensagens que sensibilizem os motoristas infratores, levando-os a refletir sobre as ações que praticam.
O vereador Majella completou que, na multa moral, poderia constar endereço eletrônico do "Acessibilidade Já", como outra forma de dar visibilidade ao grupo. Também relacionado às atividades a serem realizadas imediatamente, os participantes decidiram agendar debates sobre o tema em programas de rádio e na Câmara Municipal, bem como levar ao conhecimento da Promotoria de Justiça as atas das reuniões já realizadas. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE