Em 08/05/2014 às 20h29 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Moradores do bairro Marote fazem protesto e pedem soluções para o transporte público

Moradores do Bairro Marote estão revoltados com os atrasos dos ônibus da Viação Dorico

Moradores do Bairro Marote estão revoltados com os atrasos dos ônibus da Viação Dorico

Download
Cerca de 50 moradores do bairro Marote, em Cataguases, reuniram-se na tarde desta quinta-feira, 08 de maio, para uma manifestação pacífica contra as condições inapropriadas do transporte público. As reclamações são para os ônibus da empresa Dorico, que fazem a rota Marote/Taquara Preta. O Secretário de Serviços Urbanos Nicolau e Siervi e o Órgão responsável pelo trânsito e transporte de Cataguases (Catrans) foram até o local para conversar com a comunidade.

A Associação Pró-Melhoramento do bairro Marote estava representada pelos seus membros, que lideraram a manifestação. "Os ônibus desta empresa não correspondem aos horários, nos finais de semana passam até o meio dia e depois somente à noite. Às vezes cortam o caminho e não passam aqui. São mal conservados, com portas soltas, as pessoas se machucam e até mesmo caem, temos vários exemplos disto", explicou Claudiomir da Silva. 

imageA empresa, após ser avisada sobre a manifestação, não autorizou a subida do ônibus até o ponto final naquele horário. "Estava no ônibus das 14 horas, mas o motorista recebeu a informação na garagem da empresa e não quis subir, disse que não voltaria mais. Tive que andar toda essa distância para chegar até aqui", afirmou Rita Carvalho.

Os moradores então ligaram para o Secretário de Serviços Urbanos, Nicolau Siervi e para a Catrans, solicitando a presença para uma conversa sobre o assunto. Fizeram uma carta de intenções pública listando suas revindicações para entregar e ser assinada pelo Secretário, que foi ao encontro da comunidade. "Infelizmente não posso assinar o documento porque esta é uma questão que necessita de autorização jurídica da prefeitura", explicou Nicolau. 

Em seguida foi realizado um abaixo assinado para incluir nos documentos do processo a ser entregue à promotoria. O vereador Mauricio Rufino, que acompanhou toda a manifestação e deu apoio aos moradores comentou sobre o movimento. "O bairro está de parabéns, eles fizeram a sua parte, executando todas as medidas cabíveis: recorreram à Catrans, Procon e promotoria de justiça. Devem requerer seus diretos de cidadãos", disse.

imageNa impossibilidade de conseguir a assinatura do termo, a população solicitou a presença de um representante jurídico da prefeitura e falou com o Prefeito José Cesar Samor por telefone, que se prontificou atendê-los em seu gabinete. Foi então que, com horas de atraso, o ônibus da empresa Dorico passou no bairro e levou um grupo de, aproximadamente, 10 moradores até o centro da cidade para encontrar com Cesinha.

Recebidos no gabinete, estavam o Prefeito, o Secretário Nicolau Siervi e o procurador Rafael Vieira, eles conversaram com os representantes do bairro e com o vereador Mauricio Rufino. Ouviram os moradores, explicaram a situação atual do processo que está em andamento na justiça desde 2011 e disseram que vão tomar providências para resolver o problema. (Fotos: Márcia do Vale Machado)


image

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Márcia do Vale Machado

Tags: Marote, Bairro, Cataguases, Maurício Rufino, moradores, ônibus





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: