Com o ENCINE Cataguases pode obter recursos para reformar o Cine Edgard
Download
Cataguases corre o risco de perder a possibilidade de sediar o ENCINE - Encontro do Cinema Brasileiro - projeto idealizado para trazer à cidade os filmes nacionais premiados nos festivais que acontecem país afora, além de promover um debate entre produtores, diretores e distribuidores sobre os problemas enfrentados pelo setor com o envio, posteriormente, de sugestões surgidas deste Encontro ao Ministério da Cultura. Para que o evento possa receber o apoio daquela entidade e Secretaria do Audiovisual (órgão vinculado àquela Pasta) é preciso apenas que a Prefeitura de Cataguases apresente o projeto da iniciativa, o que ainda não foi feito. Esta demora, porém, pode inviabilizar sua realização. De acordo com o que o Site do Marcelo Lopes apurou, até o momento, apenas o prefeito Cesinha Samor, sabe desta possibilidade, apesar de informações garantirem que a Câmara Municipal também fora comunicada sobre as negociações.
Há cerca de dez dias o Site recebeu uma remessa com cópias de documentos que revelam as articulações para a realização do Encontro do Cinema Brasileiro, o ENCINE. Os papéis mostram troca de e-mails e correspondências entre o cataguasense Mauro Sérgio Fernandes, ex-professor na cidade e atualmente proprietário de uma agência de publicidade em Brasília, com o Senador Eduardo Suplicy, o Secretário do Audiovisual Mário Borgneth, Ministério da Cultura e o prefeito Cesinha Samor. Assim que recebeu as cópias, o editor do Site, jornalista Marcelo Lopes, foi apurar a autenticidade daqueles documentos junto ao cataguasense Mauro Sérgio que confirmou não apenas serem verdadeiros como também toda a história narrada naqueles papéis.
A história começa no dia 30 de outubro de 2013, quando Mauro Sérgio Fernandes (foto ao lado), enviou uma correspondência ao Senador da República pelo Partido dos Trabalhadores, Eduardo Suplicy, a fim de obter apoio para realizar o que chamou "um sonho sonhado há 52 anos(...). Refiro-me à instituição do ENCINE - Encontro do Cinema Nacional em Cataguases, projeto que entusiasmou o então Ministro da Cultura do Governo Fernando Henrique Cardoso, Francisco Weffort, indicado pelo PT". Em seguida, Mauro revela que posteriormente, aquele ministro, ao visitar Cataguases "prometeu, publicamente, apoiar a concretização do Encine", conforme Mauro escreveu na carta a Suplicy. Como o referido projeto não avançou seu autor anuncia o desejo de retomá-lo e, para isso, encerra o texto solicitando uma audiência com o Senador Eduardo Suplicy, o que aconteceu em dezembro de 2013, como o próprio Mauro Sérgio revela em outra correspondência, esta enviada ao prefeito Cesinha Samor, no dia 26 de março último.
Após o encontro com Suplicy, aquele Senador, conforme revelam os documentos em posse do Site, enviou oficio à Ministra da Cultura, Marta Suplicy, solicitando que ela recebesse Mauro Sérgio em seu Gabinete. A audiência, porém, não aconteceu por problemas de agenda da Ministra que, no entanto, encaminhou Mauro para ser recebido pelo Secretário de Audiovisual, Mário Borgneth. O encontro aconteceu no dia 25 de março, às 14 horas. Logo em seguida, Mauro enviou e-mail ao Senador agradecendo a intermediação e ele, por sua vez, agradeceu à Ministra a "atenção do Secretário de Audiovisual do Ministério da Cultura, Mário Borgneth, sobre o possível apoio à realização do ENCINE - Encontro do Cinema Brasileiro em Cataguases". O Senador encerra o e-mail datado de 28 de março de 2014 com a seguinte frase: "Espero que os entendimentos entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Cataguases possam se desenvolver da melhor maneira possível".
Na carta enviada ao prefeito Cesinha Samor por Mauro Sérgio ele o lembra de uma conversa por telefone ocorrida entre ambos no dia 12 de dezembro de 2013 para "lhe dar a notícia de que eu acabara de voltar de uma audiência no Gabinete do Senador Eduardo Suplicy, com quem conversei sobre a necessidade de resolvermos a questão do Cine Edgard (...) para a realização do ENCINE - Encontro do Cinema Brasileiro em Cataguases". Na carta Mauro Sérgio menciona ter pedido ao prefeito, durante o telefonema, que providenciasse um pré-projeto referente ao ENCINE, ouvindo como resposta que conversaria a respeito com Zeca Junqueira, seu Secretário de Cultura. Mauro Sérgio, na correspondência, afirma: "Infelizmente, Cesinha, até hoje você nunca me retornou". Ele também disse ter obtido "informações valiosíssimas e passíveis de aplicação para consolidarmos a recuperação de nosso cinema, ao lado de outras oportunidades para implementação de atividades em prol do desenvolvimento cultural de Cataguases".
Junto com os documentos recebidos pelo Site havia a informação de que a Câmara Municipal também recebera o mesmo material. A reportagem não conseguiu localizar, nesta segunda-feira, 21 de abril, o presidente daquela Casa, Vereador Fernando Pacheco, para confirmar o recebimento dos papéis. O Secretário da Mesa Diretora, Vereador Geraldo Magella Mazini, conversou por telefone com o Site e disse não ter recebido nenhum documento, acrescentando que irá confirmar "amanhã" (terça-feira) se a Câmara recebeu correspondência com os referidos documentos. Outro vereador que também disse não ter conhecimento desta documentação é Maurício Rufino, que até recentemente ocupava cargo na Mesa Diretora daquela Casa. O Secretário Municipal de Cultura, Zeca Junqueira, foi procurado pela reportagem, mas seu celular estava desligado.
Veja, abaixo, cópia de um dos documentos recebidos pelo Site.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE