Em 11/04/2014 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove workshop na Câmara Municipal

O Secretário José de Alencar explica o Plano de Saneamento

O Secretário José de Alencar explica o Plano de Saneamento

Download
A audiência pública, ou workshop, realizada na noite desta quinta-feira, 10 de abril, na Câmara Municipal de Cataguases deu início ao processo de construção e de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Conduzida pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, José de Alencar Pinto Farage e pelo Fiscal de Meio Ambiente, Felipe Dutra, o intuito desta etapa foi iniciar um levantamento sobre os principais problemas e as possíveis soluções relacionadas ao tratamento de água, esgoto sanitário, coleta de lixo e drenagem urbana.

Entre os convidados estavam os Secretários Municipais de Serviços Urbanos, Nicolau Siervi, e o de Indústria, Comércio e Segurança, Ângelo Cirino, além do Conselheiro do Codema Cláudio Amanso, do Conselheiro da Associação Municipal de Moradores de Bairros, Geraldo Luis Ribeiro, de Wilson Crepaldi, representando a Maçonaria e moradores representantes das associações de bairros do Ana Carrara, Vila Reis, Leonardo, Granjaria e Antônio Justino.

O Secretário José de Alencar fez uma apresentação sobre o Saneamento Básico, mostrando um comparativo da prestação deste serviço no mundo, Brasil e Cataguases. Apesar de o município já possuir um Plano, a orientação, segundo o Secretário, é que ele seja revisado de quatro em quatro anos. "Este seminário pretende direcionar os trabalhos, envolvendo poder executivo, legislativo e a população. Queremos implantar um projeto de longo prazo, que ultrapasse o tempo de um mandato e resulte 100% do serviço de saneamento, com políticas reais para o povo acompanhá-las e monitorá-las. Cabe a todos contribuírem, com seus pontos de vista, nessa construção", explicou.

imageForam distribuídos questionários para as pessoas, que puderam opinar, por escrito e também se posicionar oralmente, por meio de perguntas direcionadas aos Secretários Municipais presentes. Após a exibição de um vídeo de conscientização, teve inicio a série de depoimentos e perguntas a respeito do tema. Vereadores e o público fizeram colocações e questionamentos relacionados à poda de árvores, limpeza urbana, enchentes, aterro sanitário, coleta de lixo, Copasa e Código de Posturas.

Para o Presidente da Câmara, Fernando Pacheco, a revisão do Plano é muito procedente e é preciso retomar a sua essência e praticá-lo de maneira responsável. "Precisamos ter o PMSB como estratégia e orientação em nossas ações locais, o Plano não deve ser mais uma lei e sim um novo comportamento de vida e uma nova realidade a ser desenvolvida por todos nós", disse Fernando. 

Os interessados em responder à pesquisa, têm até o dia 17 de abril para devolver os questionários na própria Câmara ou Secretaria em questão. Para concluir o PMSB ainda serão realizadas mais duas audiências públicas e um seminário, o relatório construído será encaminhado ao Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), em Rezende (RJ). A entidade é responsável pelo edital de chamamento público e contratação da empresa de consultoria DRZ, que irá elaborar o Plano. (Fotos: Márcia do Vale Machado)

image

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Márcia do Vale Machado

Tags: Saneamento, básico, Plano, workshop, vereadores





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: