AS crianças também deverão ser vacinadas contra a gripe
Download
No dia 22 de abril, começa a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da gripe (Influenza), doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente quando acomete crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, pacientes portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou pessoas em condições clínicas especiais. Por isso, são exatamente esses grupos que formam o público-alvo para a imunização, bem como a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, trabalhadores da Saúde, puérperas e povos indígenas.
Neste ano, a campanha será realizada até 9 de maio e o dia de mobilização nacional (dia "D" de vacinação) acontecerá a 26 de abril, data em que não só as unidades com sala de vacinação, mas todos os postos de saúde de Cataguases, incluindo a Policlínica Municipal, disponibilizarão a vacina de 8 às 17 horas. Conforme destacou Lívia Machado Milani, coordenadora municipal de Epidemiologia, "a Influenza é um problema de saúde pública no Brasil e a vacina é importante porque propicia benefícios aos vacinados e seus contatos, reduzindo dramaticamente número de casos graves e hospitalizações".
Em Cataguases, a expectativa é a de que 18.883 pessoas sejam vacinadas durante a Campanha que começa dia 22 e a meta é atingir pelo menos 80% do público alvo em cada um dos grupos preconizados para a vacinação. A coordenadora municipal de Imunização, Sirlane Garcia Cardoso, reiterou a relevância da imunização e revelou que a vacina contra influenza é trivalente e, por isso, protege contra três tipos de vírus mais recorrentes, incluindo o H1N1, responsável pela transmissão da doença popularmente conhecida como gripe suína.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE