Em 07/04/2014 às 12h32 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases se mobiliza contra o sedentarismo no Dia Internacional da Saúde

Equipe do NASF promoveu atividades física na Praça Santa Rita

Equipe do NASF promoveu atividades física na Praça Santa Rita

Download
Mais de 300 pessoas estiveram na manhã de sete de abril, na Praça Santa Rita, para participarem das atividades em celebração ao Dia Internacional da Saúde. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Núcleo de Apoio à saúde da Família (NASF), o intuito do evento foi incentivar a população à prática de exercícios físicos e promoção da qualidade de vida.

Para o atendimento ao público foi montada uma estrutura de enfermagem com realização de teste de glicose, aferição de pressão arterial e distribuição de brindes. A programação também incluiu alongamento, caminhada de dois quilômetros e uma mesa de frutas para degustação. Para o Educador Físico do NASF e organizador do evento, Rodrigo Aguiar, combater o sedentarismo foi o principal objetivo. "Hoje é o dia de ‘vender’ saúde. Exercício é prevenção e é remédio. Se noventa por cento das pessoas que estão aqui já praticam atividade física e dez estão fazendo pela primeira vez, para mim já é um resultado muito positivo", afirmou.

imageA Organização Mundial de Saúde (OMS) fundada em sete de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU), indica esta data para que o mundo todo se mobilize a favor da qualidade de vida. "É um trabalho coletivo da Secretaria Municipal de Saúde com o NASF e o programa Estratégia de Saúde da Familia (EAF). É uma oportunidade de fazermos o chamamento, sabemos que de modo geral a comunidade é carente de incentivo e atendimento nesse sentido" afirmou o Secretário de Saúde, Geraldo Antonucci.

Entre os presentes em um público misto de praticantes e recém-praticantes, estava dona Maria de Fátima de Souza, que fez suas considerações. "Hoje entendo a importância da atividade física. Tinha a taxa de triglicérides muito alta e, por recomendação médica, faço alongamento e hidroginástica desde o ano passado. Percebo a diferença no meu dia a dia, emagreci e meus exames estão normais", comentou a pensionista. (Fotos: Márcia do Vale Machado e Rodrigo Aguiar)

image

image

image

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Márcia do Vale Machado

Tags: sedentarismo, saúde, Cataguases, NASF





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: