A campanha chega ao fim nesta quinta-feira, 3 de abril
Download
Termina no dia 3 de abril (próxima quinta-feira) a vacinação nas escolas de Cataguases contra o papilomavírus humano (HPV) e, na última semana dessa ação, as equipes de imunização estarão no Centro Educacional Cataguases (segunda-feira), Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto (terça-feira), Escola Municipal Professor Antônio Amaro (terça-feira), Guido Marlière (quarta-feira) e Darcília Guimarães (quinta-feira).
A coordenadora municipal de Epidemiologia, Lívia Machado Milani, revelou que 1.049 meninas de 27 escolas já foram vacinadas no município até à tarde dessa sexta-feira, 28 de março. De acordo com Sirlane Garcia Cardoso, coordenadora municipal de Imunização, "a vacinação nas escolas está sendo positiva e até o momento foram pouquíssimas as recusas", revelou.
Após receberem a primeira dose da vacina, as jovens imunizadas deverão aguardar seis meses para procurarem a segunda aplicação que será distribuída nos postos de saúde com sala de vacinação. A terceira e última dose da vacina também deverá ser ministrada nos postos de saúde depois de 60 meses decorridos da segunda aplicação.
Em Cataguases, a vacina contra o HPV está sendo disponibilizada desde o dia 10 de março, através do Sistema Único de Saúde. O Ministério da Saúde preconizou que a primeira dose fosse ministrada em âmbito escolar, mas as meninas com idade de 11 a 13 anos que não receberam a imunização na escola devem procurar o posto de saúde com sala de vacinação mais próximo de sua residência. O objetivo da vacinação é reduzir a morbimortalidade por câncer de colo de útero, que representa, hoje, a segunda principal causa de morte por neoplasia entre as mulheres no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE