Em 25/03/2014 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Saúde intensifica combate a Dengue em Cataguases

O combate a dengue está sendo intensificado no município

O combate a dengue está sendo intensificado no município

Download
Vistorias em terrenos baldios, controle mecânico nas cabeceiras de pontes e margens de córregos, atendimento de denúncias sobre imóveis abandonados, palestras educativas em escolas, empresas e associações de moradores, são algumas das estratégias que a Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Saúde/ Núcleo de Controle de Endemias, utiliza no enfrentamento à proliferação do Aedes aegypti. As ações têm contribuído para a redução de casos da doença no município, destacou esta semana o coordenador do trabalho, Alencar Francisco Norte Júnior. "Mas, há ainda muito o que fazer. Até o momento temos registradas 20 notificações, 2 casos confirmados e nenhum óbito", informou ele. 

Na segunda-feira, foi divulgado pelo Núcleo de Controle de Endemias o 2º Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 10 e 12 de março, que apontou o bairro Guanabara como detentor do maior índice de infestação predial na região pesquisada. No total, os agentes estiveram em dez bairros, onde visitaram 1.342 imóveis, e detectaram 26 focos do mosquito transmissor da doença. 
Conforme informações da Saúde, os depósitos predominantes continuam sendo os bebedouros de animais, vasos de plantas e recipientes que acumulam água, e que são descartados de forma incorreta pela população. O bairro Independência ocupa a segunda posição quanto ao Índice de Infestação Predial. 

Em sequência vem a Vila Domingos Lopes, Vila Reis, bairros Bom Pastor e Bandeirante, Granjaria, Santa Clara, Dico Leite, Pampulha e Haidée. A média do Índice de Infestação Predial encontrada no município no período foi de 1,9%, ainda acima do índice preconizado pelo Ministério da Saúde, que é inferior a 1%, "mas, em relação ao mesmo período do ano passado, quando registramos a marca de 2,47% no Índice de Infestação Predial houve um considerável recuo", comemora Alencar Norte Júnior.

Novo Larvicida entra no combate
Todos os servidores municipais que atuam no combate à dengue foram treinados, nos dias 6 e 7 de fevereiro, para trabalhar com o Novaluron, larvicida recém adotado pelo Ministério da Saúde para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. O treinamento aconteceu no auditório da Policlínica. 

O novo larvicida já está sendo utilizado em todo o Estado de Minas e foi adotado pelo MS após detectar, por meio do Programa Nacional de Controle da Dengue, a necessidade da substituição em Minas Gerais do antigo inseticida pela resistência adquirida pelo mosquito, havendo a troca do princípio ativo para um combate mais efetivo.

Considerado eficiente e mais econômico pelo Ministério da Saúde, o larvicida Novaluron (Mosquilon®) também foi avaliado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que endossou o produto para uso em reservatórios de água de consumo, particularmente para controle da Dengue. De acordo com as pesquisas oficiais, o produto permite um eficiente controle de larvas, levando àmá formação e esterilidade dos inseto adultos caso consigam eclodir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Jornal Cataguases

Tags: dengue, Saúde, bairro, terreno baldio





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: