A comissão organizadora do Fopemimpe é composta por membros da Ademata, Junta Comercial e Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico de Cataguases e Itamarati de Minas.
Download
Reunir centenas de representantes do setor empresarial dos municípios da Zona da Mata mineira para o debate. Este é o principal objetivo do Fopemimpe, que vai acontecer ainda neste semestre de 2014, em Cataguases. A primeira reunião de planejamento, realizada ontem, 18 de março, estabeleceu a comissão organizadora e o cronograma inicial de trabalho. A implantação do Fórum é uma ação conjunta entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Prefeitura Municipal de Cataguases, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Segurança e a Agência de Desenvolvimento Regional Ecos da Mata (Ademata).
O Fopemimpe é um espaço permanente de debates e integração entre entidades representativas, os pequenos empresários e o Governo, a fim de garantir o estabelecimento de políticas públicas para o desenvolvimento e fortalecimento das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte em âmbito municipal.
"A oportunidade de implantar o Fórum em Cataguases surgiu quando a diretoria da Ademata participou do Fomenta Minas 2013, em Varginha, onde houve uma aproximação com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. A articulação culminou com a presença do Superintendente de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Fernando Passalio no Fórum de Desenvolvimento Regional Ecos da Mata, no fim do ano passado, em Miraí, nesta ocasião o Prefeito César Samor validou o convite para o município sediar o evento, representando a região da zona da mata", explicou Emilia Menta, Coordenadora de Projetos e Convênios da Prefeitura Municipal de Cataguases e também Secretária do Conselho Diretor da Ademata.
A Ademata
A Agência é o resultado de uma série de discussões acerca do desenvolvimento da região da zona da mata mineira, por meio do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável, do Programa de Desenvolvimento Local Ecos da Mata, realizado pela Votorantim Metais, em nove municípios da região.
Foi criada a fim de ser uma estrutura de governança, técnico-institucional, de caráter operativo, ou seja, que executa e identifica projetos de desenvolvimento setorial, seleciona oportunidades e fomenta ações que otimizam soluções inovadoras.
Seu principal objetivo é unir pessoas empenhadas no fortalecimento do território, envolvendo os setores público, privado e sociedade civil para planejar e executar projetos, levando em conta as necessidades e potenciais de desenvolvimento específicos regionais. (Foto: Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE