O convite reproduz a capa do Atlas que será lançado
Download
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio do Departamento Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Cataguases (Demphac) vai lançar na próxima quinta feira, 20 de março, o "Atlas Escolar Geográfico – Revelando minha Cidade". A publicação é direcionada à rede de ensino municipal e faz parte do Programa de Educação Patrimonial. O evento vai acontecer às 9 horas, no Centro Cultural Eva Nil.
O Atlas Escolar é uma compilação de informações sobre o município em diversos aspectos e pretende ser referência de informação aos estudantes. "Percebemos a necessidade de criar um instrumento de fácil acesso e que auxilie nas pesquisas escolares. A edição reúne dados históricos e culturais da cidade em um formato prático, atrativo, didático e seguro", explicou a pedagoga Virginia Ribeiro, responsável pela elaboração e execução do Programa de Educação Patrimonial.
Organizada por Virgínia, a obra contou com a participação de Vicente Costa, Ricardo Quinteiro, Roseli Cardoso, Hélcio Fagundes e colaboradores do Demphac que contribuíram na pesquisa, redação, fotografia e design gráfico. O lançamento vai contar com a palestra do historiador Ricardo Quinteiro, apresentando as diversas possibilidades de uso do Atlas na sala de aula. A publicação será distribuída de forma gratuita para todas as bibliotecas, fundações culturais e escolas municipais, estaduais e particulares de Cataguases.
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo através do Demphac estabeleceu desde 2008, um programa de educação patrimonial com ações educativas onde são apresentados os bens culturais do município, com o objetivo de estimular agentes multiplicadores na preservação do nosso patrimônio.
O Plano de Ação/execução deste programa obedece às diretrizes estabelecidas pelo IEPHA/MG- Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e integra a pontuação do ICMS Cultural. Através dele foram publicadas: Cartilha "Cataguases na roda da história: memórias de minha cidade", voltada para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; o Informe Cultural: Revelando minha Cidade, com breve descrição sobre os bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e bens tombados pelo próprio município.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE