Vista geral do novo abatedouro municipal, no bairro São Diniz
Download
Neste sábado, 22, será inaugurada a segunda fase do Frigorífico Municipal de Cataguases e, com a conclusão desta obra, a Associação dos Comerciantes de Carne de Cataguases (ACCC) passa a realizar, ali, as atividades de abate de bovinos e suínos, bem como os procedimentos de preparação das carnes para o transporte até os açougues. Este trabalho, que até hoje é realizado em prédio localizado no bairro Popular, passará a ser executado a partir das 20 horas deste domingo, 23 de fevereiro, serão desenvolvidos no novo local situado no bairro São Diniz, para melhor atender às demandas do setor.
As novas e modernas instalações do novo Abatedouro, agora chamado Frigorífico, integram um prédio de 542m² com estrutura de trilhagem industrial necessária para suspender os animais abatidos, um curral de 250m², uma pocilga de 124m², prédio administrativo, refeitório e guarita de vigilância. Além disso, quatro reservatórios de água abastecem o Frigorífico Municipal, que também conta com lagoas de tratamentos de efluentes, conforme determinas as normas ambientais.
De acordo com Marson Luiz Costa Dias, presidente da Associação dos Comerciantes de Carne de Cataguases (ACCC), "é muito importante que nossa entidade desempenhe suas atividades com responsabilidade e cuidado, garantindo a qualidade de uma boa carne ao consumidor. O Frigorífico Municipal tem a estrutura necessária para que os trabalhos sejam realizados, respeitando as normas preconizadas pela Vigilância Sanitária e pela legislação municipal e isso é fundamental", disse o presidente, lembrando que inicialmente o número de abates será de 50 animais por dia entre bovinos e suínos.
A primeira etapa de construção do Frigorífico Municipal de Cataguases foi inaugurada em dezembro de 2012 e as obras foram custeadas por convênio firmado entre o município e o Ministério da Agricultura. Na etapa que agora será concluída, a Prefeitura de Cataguases, com apoio da Câmara Municipal, investiu R$439.161,52 e deixou a estrutura do local pronta para a realização dos procedimentos de abate dos animais e processamento da carne. Futuramente uma terceira etapa de obras vai construir as câmaras frias, o que possibilitará ampliar as atividades realizadas no novo Frigorífico.
O terreno onde está construído o Frigorífico foi doado pela ACCC que também custeou as obras de conclusão da construção e impermeabilização das lagoas de tratamento de efluentes, que totalizaram cerca de R$265 mil. Marson ressaltou que a Associação tem concessão de 30 anos para uso do Frigorífico e frisou que a transferência do Matadouro Municipal para as novas instalações trará benefícios a todos, porque o novo local oferece melhores condições para o crescimento da Associação, o que consequentemente gera oportunidade de emprego e impulsiona a economia do município.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE