Moradores dos dois bairros se unem ao poder público para encontrar soluções para o combate à dengue
Download
As comunidades dos bairros Taquara Preta e São Cristóvão reuniram-se Escola Estadual Professor Quaresma para discutir e traçar ações para o combate à dengue, na noite de quarta-feira, 22 de janeiro. O encontro contou com a participação da equipe do Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, dos funcionários do Posto de Saúde da Taquara Preta e do Vereador Vinícius Machado.
Em recente pesquisa realizada na cidade, o LIRA'a (Levantamento Rápido de Índice de Aedes aegypti), pelo Programa Municipal de Combate à Dengue de Cataguases, o bairro São Cristóvão apresentou um percentual de 30,76% de imóveis com índice de infestação pelo mosquito transmissor. Segundo informou o coordenador do Programa, Alencar Francisco Norte Junior, a média do Índice de Infestação Predial do Município (IIP) neste primeiro levantamento foi de 2,20%, sendo que o Ministério da Saúde preconiza como ideal um percentual abaixo de 1%.
Atentas à situação daquela comunidade, a enfermeira responsável pelo Posto de Saúde da Taquara Preta, Tamara Xavier, e a médica Fernanda Leão Tiago Murad, articularam a reunião, convidando população e a administração pública. Na oportunidade, a enfermeira apresentou um trabalho de esclarecimento sobre o contágio da doença. Ao final, ficou decidido a realização de um "Dia D Contra a Dengue", que vai acontecer no sábado, 1º de fevereiro, com a participação de agentes de saúde e da equipe de Controle de Endemias, para um mutirão de bota-fora, na tentativa de sensibilizar os moradores sobre as responsabilidades de cada um e os perigos da dengue.
"Vamos nos empenhar para reverter esse quadro, e não deixar que essa doença vire uma epidemia. Tenho pedido a oportunidade da palavra durante as celebrações de missas para lembrar que este controle deve ser feito diariamente nas nossas casas. Acredito que juntos vamos vencer esse quadro", afirmou o vereador Vinicius Machado, que entregou ao Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Nicolau Siervi, uma lista de locais em que lixo e entulho devem ser retirados e pediu que a equipe de capina e limpeza possa atender ar ruas dos dois bairros nos próximos dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE