A equipe do Friburguense busca sua terceira vitória neste domingo
Download
O Coordenador do Setor de Esportes da Prefeitura de Santana de Cataguases, Robson de Castro, que assumiu o cargo há três meses trouxe para a cidade a equipe de futebol profissional Friburguense, de Nova Friburgo (RJ), que lá realiza a sua pré-temporada. Desde o último dia 4 treinando naquele município, neste domingo, 12 de janeiro, vai encerrar este período com uma partida contra o Tupi de Juiz de Fora quando será entregue ao vencedor a Taça Cidade Santana de Cataguases.
A iniciativa de trazer a equipe do Friburguense para Santana de Cataguases foi do próprio Robson com o apoio de Paulo Santana, presidente da Liga Esportiva de Cataguases (LEC). Segundo Robson, a ideia foi levada ao prefeito Luiz Mathias que "imediatamente aprovou e colocou sua Administração à disposição para que este projeto pudesse ser concretizado com êxito, o que felizmente vem acontecendo", contou.
Durante este período em que os atletas e todo o staff do Friburguense (trinta e três profissionais) está na cidade serão realizados dois jogos, sendo que o primeiro foi contra a Seleção de Santana de Cataguases que perdeu por um a zero em um jogo muito disputado. A segunda partida será neste domingo, 12 de janeiro, às 16 horas, no Estádio Beira Rio, em Santana, contra o Tupi, de Juiz de Fora, com quem já havia jogado nesta pré-temporada, na Manchester Mineira, onde o time do Rio de Janeiro venceu por três a um.
Robson avalia a presença do Friburguense em Santana de Cataguases como "muito positiva". Ele revela que por esta ser a primeira vez na história da cidade em que recebe uma equipe profissional para fazer sua pré-temporada, tudo saiu como o planejado. "O povo apoiou, os jovens que estão lá se sentiram incentivados até mesmo a pensar em jogar futebol profissionalmente, inclusive vai ter uma 'peneira' (exame que os clubes de futebol fazem nos atletas que prentendem seguir carreira profissional) para atletas entre 15 e 19 anos de idade", disse.
Além desta iniciativa Robson de Castro diz que está organizando uma escolinha de futebol apoiada pela prefeitura. "O futebol de salão também será incentivado através da realização de campeonatos, e quero formar uma equipe de natação, inclusive, com aulas para quem não sabe nadar, revelou o Coordenador. "Nossa meta - continua - é trazer para Santana atividades esportivas que ainda não existem dando assim uma atenção especial ao setor, pois o futuro do jovem está no esporte", finalizou Robson. (Foto: Fernando de Lelis)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE