O Natal Iluminado de Itamarati de Minas foi todo confeccionado com material reciclado
Download
A vizinha cidade de Itamarati de Minas também teve o seu Natal Iluminado. No dia 12 de dezembro o evento foi aberto oficialmente, e contou com o trabalho de servidores da Prefeitura daquele município e voluntários, para garantir um espetáculo à parte, para os moradores e turistas, como já acontece há três anos naquela cidade. O diferencial, e que gerou muitos elogios, foi o fato de terem sido utilizados materiais reciclados na confecção dos enfeites natalinos.
A iniciativa, que teve origem na Escola Municipal Pedro Furtado, em 2010, em parceria com o Comitê Semeando, a ONG EVOLUIR e o Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, foi pioneira na região, conforme informa o site oficial da Prefeitura de Itamarati de Minas. "A tarefa de transformar o lixo em luzes de Natal ganhou conceito ao desenvolver a reciclagem como forma consciente de se dispor do lixo produzido na cidade", diz um trecho da reportagem de José Américo de Oliveira, no mesmo site, explicando que em 2010 foram retiradas das ruas 4.000 unidades de objetos recicláveis, dando origem a peças que enfeitaram as ruas no período do Natal, uma grande novidade na época.
A partir da segunda edição do projeto, a Secretaria de Ação Social de Itamarati assumiu a coordenação, e recolheu 8.000 unidades de objetos recicláveis das ruas, entre garrafas pets e outros. Em 2013, foram 10.000, formando um arsenal com 30.000 itens diferentes de peças recicladas confeccionadas pelos servidores municipais envolvidos com a arte da transformação, de crianças e jovens da comunidade. Além de embelezar a cidade, o objetivo também é educativo, visando manter a comunidade informada da importância da reciclagem e criando uma consciência cidadã de preservação do meio ambiente.
A ideia inspirou vários municípios da região, que conheceram o trabalho realizado em Itamarati de Minas e viabilizaram a proposta de reciclagem consciente do lixo produzido diariamente pela população em suas cidades. Segundo a Secretária de Ação Social de Itamarati, Elaine Ferraz Rodrigues, os municípios de Cataguases, Leopoldina, Argirita, Laranjal e Além Paraíba enfeitaram o Natal deste ano replicando o projeto de Itamarati de Minas, difundido através do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras. Em Itamarati de Minas, as peças iluminaram a cidade até a noite de Natal, quando foi realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social, a festa das crianças, em parceria com o comércio da cidade, contando com apoio do Rotaract Clube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE