Em 13/12/2013 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

10 mil alunos de Leopoldina farão exames de vista gratuitamente

Os alunos da rede pública terão exames de vista e óculos gratuitos

Os alunos da rede pública terão exames de vista e óculos gratuitos

Download
A Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina, através do Programa Olhar Brasil (POB) vai oferecer, a partir do início de 2014, exames oftalmológicos aos cerca de 10 mil alunos das redes públicas municipal, estadual e federal existentes naquele município. A Informação foi prestada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura e vai atender aos estudantes de creches, escolas de ensino fundamental, inclusive os do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio, abrangendo também os alunos matriculados no CEFET.

Segundo Lúcia Gama, Secretária Municipal de Saúde, os exames serão realizados imediatamente ao início das aulas em 2014. Antes porém, a equipe do Programa Saúde da Família fará uma triagem junto aos alunos, encaminhando para consulta médica aqueles que apresentaram algum tipo de problema visual ou necessitarem outros procedimentos oftalmológicos, explicou. 

A previsão, feita com base em estatísticas, é de que deverão ser providenciados mais de 900 pares de óculos que serão fornecidos gratuitamente pela Prefeitura. De acordo com Maria Emília, Coordenadora das Equipes de Saúde da Família, "tivemos o cuidado de contratar uma empresa que prima pela qualidade dos produtos e que, além disso, vai nos fornecer óculos com design modernos e os alunos, inclusive, poderão escolher a armação de sua preferência", explicou.

O Programa ainda prevê o tratamento de doenças secundárias identificadas, além das de refração (necessidade de uso de óculos), como estrabismo ou retinopatia diabética, revela Lúcia. Para este serviço foi contratada uma equipe de oftalmologistas que virá ao município com equipamentos de ponta para atender aos estudantes. "Como as férias estão chegando, só poderemos iniciar em fevereiro próximo", acrescentou ela. 

Já a Secretária Municipal de Educação de Leopoldina, Regina Brito de Oliveira, o atendimento médico oftalmológico vai contribuir para melhorar o rendimento dos alunos em sala de aula. "Estudos mostram que muitos alunos tem baixo rendimento escolar porque não conseguem enxergar bem, o que contribui para a evasão escolar. Por isso, a grande importância desse trabalho em conjunto com a Secretaria de Saúde", completou.
 



 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação da PML

Tags: Leopoldina, Saúde, alunos, oftalmologia





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: