Durante a Conferência, o Polo do Audiovisual de Cataguases foi bastante elogiado por sua estrutura e consolidação.
Download
O Secretário Municipal de Indústria e Comércio de Cataguases, Ângelo Andrade Cirino, participou em Brasília, de 2 a 6 de dezembro, da 6ª Conferência Brasileira de APL's (Arranjos Produtivos Locais), realizado na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio. Segundo ele, foi um evento muito representativo, já que contou com as presenças de vários Ministros de Estado e foi organizado pelos Ministério do desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior, da Cultura e da Integração Nacional. "O objetivo do encontro foi discutir os aspectos de governança, geração de conhecimento e inovação tecnológica e social nos APL's", contou, informando que participaram representantes de Arranjos Produtivos Locais de todo o pais.
Durante a abertura, o Secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André Carvalho, anunciou o resultado do edital de seleção dos APL's Intensivos em Cultura selecionados em 2013. Entre eles está o APL do Polo do Audiovisual de Cataguases, aprovado junto com outros 26 em todo o Brasil. "O Polo foi muito celebrado pelo Secretário por ser considerado o mais bem estruturado e em estágio mais avançado", disse o Secretário Ângelo Cirino, que foi ao evento acompanhado do gestor cultural César Piva, da Fábrica do Futuro.
Na oportunidade, o Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior, Fernando Pimentel, convidou os dois representantes de Cataguases para serem palestrantes na Conferência. O Secretário Ângelo falou sobre investimento e financiamento e o gestor César Piva discursou sobre a experiência de construção do Polo do Audiovisual de Cataguases. O evento também contou com a participação de representantes de importantes órgãos do governo federal, conforme destacou o Secretário Municipal de Indústria e Comércio, como o BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), Banco da Amazônia, ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, além de representantes da iniciativa privada, como o CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Bradesco.
Conforme explicou o Secretário Ângelo Cirino, na prática o fato de ter sido selecionado como Arranjo Produtivo Local representa uma série de investimentos do governo federal no Polo do Audiovisual de Cataguases. "Inicialmente, estes investimentos são principalmente para a realização de planejamento estratégico e plano de competitividade do APL", explicou, acrescentando que estes investimentos terão início no primeiro semestre de 2014.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE