João Henrique, jornalista e professor, lança seu primeiro livro de ficção
Download
"Os Crimes da Vila Torta" é o primeiro livro do professor e escritor cataguasense, João Henrique Moreira de Faria – o J.H. Faria. Nas palavras do escritor Ronaldo Werneck. este livro irá "chamar a atenção do leitor pela linguagem sofisticada, pelo cuidado com as palavras, pelo cauteloso trabalho de um escritor que sabe lapidar suas frases com mestria".
De acordo com J.H. Faria, o primeiro conto do livro, "Não mais que palavras", é uma retomada de fragmentos do diário escrito pela pintora mexicana Frida Kahlo, em seus últimos e sofridos dez anos de vida – reflexões sobre sua conturbada existência e sobre seu possessivo amor pelo muralista Diego Rivera. O segundo conto, "A Chave" é um jogo amoroso, recheado de ironias.
Para Ronaldo Werneck, "há um que de mistério, de estranhamento de emoção nos demais contos. Fica claro o cuidado de Faria, na feitura de seus textos e no prazer que eles proporcionam ao leitor". Em relação ao conto final, que dá o título ao livro, Werneck, que assina a apresentação do livro, se permite nada dizer, "pois o mistério dessa trama deve ser muito bem preservado".
Sobre o autor - J.H. Faria nasceu em Cataguases, Minas Gerais, em 5 de agosto de 1962. O gosto pela leitura veio do pai, o português João Pereira de Faria, que, além da boa prateleira de livros, era leitor do Jornal do Brasil. O pai leitor formou o filho pelo exemplo.
Na vida de estudante, J.H. Faria teve a sorte de encontrar professoras que incentivavam a leitura e a escrita. Marília Nerva e Márcia Carrano - em Cataguases -, Marisa Timponi e Nancy Campi de Castro, já na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde formou-se em Jornalismo.
É professor universitário, desde 1991. Foi docente e consultor em cursos de Graduação e Pós nas áreas de Marketing, Jornalismo e Publicidade (Fafi - hoje UNI-BH, e FUMEC, em Belo Horizonte; UEMG, em Divinópolis; FESP-UEMG, em Passos; Funorte, em Montes Claros; e Fagoc, em Ubá), Administração de Empresas (FIC, em Cataguases) e Administração em Comércio Exterior (Faculdades Santo Agostinho, em Montes Claros).
Empresário, J.H. Faria é proprietário da Fator Consultoria (Cataguases) e da produtora de audiovisual Arca Filmes (Paracatu-MG). Em 2010, quando retornou para Cataguases após mais de 20 anos em Belo Horizonte, tinha um grande objetivo: dedicar-se à literatura. Participante e espectador ativo da vida cultural de sua cidade natal, J.H. Faria também se aproveita, nesse projeto, de referências próximas e distantes.
Exceção a "Não mais que palavras", escrito em Belo Horizonte nos anos de 1996/97, todos os demais contos selecionados para "Os Crimes da Vila Torta" saíram do material produzido a partir de 2010, em Cataguases.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE